Noticias
Notícia
Novoeste recupera "Maria Fumaça" para Baurú
Será apresentada, nesta segunda-feira (30) às 20:00 horas, para a comunidade de Bauru e empresários a locomotiva a vapor 278, de 1919, que foi recuperada dentro do projeto "Ferrovia para Todos", desenvolvido pela prefeitura municipal de Bauru e a Novoeste S/A. O evento será na estação da antiga Noroeste do Brasil, que representa um importante marco na história ferroviária bauruense.
De acordo com secretário municipal de Cultura, Sérgio Ricardo Losnak, a apresentação da Maria Fumaça ocorrerá no dia em que se comemora o aniversário da Noroeste do Brasil, uma forma de reverenciar aqueles que contribuíram para o desenvolvimento do município, juntamente com os profissionais da Companhia Paulista e Sorocabana.
A locomotiva a vapor 278 e seus carros (passageiros, bagagem, dormitório e restaurante) fazem parte do projeto "Ferrovia para Todos", iniciado em outubro de 2001, que propõe um passeio seguindo o trajeto Centro-Curuçá, durante o qual será desenvolvido uma proposta pedagógica e turística, a partir de março de 2003.
O "Ferrovia para Todos" também prevê a implantação do módulo II do Museu Ferroviário Regional de Bauru (onde ficarão expostas as peças de grande porte, nas antigas oficinas da Noroeste do Brasil). Além disso, será apresentado o projeto de memória oral "Nos trilhos da memória: ferrovia e ferroviários", em parceria com a Unesp, que faz um registro dos depoimentos dos aposentados das estradas de ferro para posterior publicação. O primeiro livro com depoimentos de ferroviários da Companhia Paulista deverá ser lançado em abril de 2003.