Noticias
Notícia
Novo secretário-executivo do Ministério dos Transportes assume função
O ministro Alfredo Nascimento deu posse hoje (20/04) ao economista Paulo Sérgio Oliveira Passos no cargo de secretário-executivo do Ministério dos Transportes em substituição a Keiji Kanashiro, que ocupou o posto por cerca de 14 meses.
Em seu discurso, Alfredo Nascimento afirmou que escolheu Paulo Sérgio para função porque precisa de alguém que conheça profundamente o ministério e os problemas de infra-estrutura do país. Alfredo Nascimento voltou a defender a mudança da matriz de transportes brasileira, que considera "equivocada e que precisa ser revertida".
O ministro declarou, ainda, que já enviou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um plano de recuperação de 25% da malha viária brasileira, a um custo de R$ 2 bilhões, e que deve ser implementado até abril de 2005. Segundo o ministro, o plano deve gerar, na iniciativa privada, cerca de 50 mil empregos diretos e outros 200 mil indiretos. Ainda segundo Nascimento, a idéia é fazer com que a melhoria das rodovias federais coincida com o escoamento da safra do ano que vem.
Em seu discurso, o ex-secretário Keiji Kanashiro destacou como uma das grandes ações do Ministério dos Transportes a elaboração do PPA 2004/2007 em parceria com os estados. "Foi a primeira vez na história do PPA que se ouviu quem realmente conhece a realidade de perto", afirmou. Kanashiro criticou a falta de planejamento de longo prazo e o que classificou de "apagão logístico".
O novo secretário Paulo Sérgio Oliveira Passos lembrou que nos seus 30 anos de serviço publico o Brasil passou por mudanças profundas, mas continua sendo um país de muitas desigualdades. Segundo ele, os inimigos da infra-estrutura de transportes são velhos conhecidos. Ao se dirigir ao ministro Alfredo Nascimento, Paulo Sérgio Passos declarou que dele o ministro pode esperar um colaborador "fiel e empenhado".