Noticias
Notícia
Movimento de carga fracionada cresce 0,18%
O movimento de cargas fracionadas (industrial) apresentou um crescimento de 0,18% na tonelagem expedida em agosto em relação ao mês anterior. No total foram expedidas em média 11.657,1 toneladas por empresa contra 11.635,7 em julho. O levantamento é do Decope (Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Econômicas) da Associação Nacional dos Transportadores de Carga (NTC). No ano, a média de tonelagem expedida já apresenta um crescimento acumulado de 7,91%.
Apesar do crescimento na tonelagem expedida, o uso de mão-de-obra no segmento apresentou queda: 0,14% em relação a julho. Em agosto a média de funcionários das empresas ficou em 1.066 contra 1.067 no mês anterior. A utilização de mão-de-obra no segmento, no entanto, acumula resultados positivos: 5,13% desde maio, quando o Decope/NTC realizou o primeiro levantamento sobre o assunto.
A média de despachos por funcionário também apresentou crescimento: 3,09% em agosto em relação ao mês anterior e, desde maio, acumula uma variação acumulada de 5,74%. De acordo com o Decope, o levantamento mostra que as empresas aumentaram a quantidade de despacho por funcionários muito mais do que a quantidade de tonelada transportada. "Por isso, as médias de tonelagem expedida e funcionários sofreram apenas pequenas variações", explica Neuto Gonçalves dos Reis, assessor técnico da NTC e coordenador do Decope.
No transporte de cargas completas (lotação), o movimento experimentou uma queda maior na tonelagem expedida: 5,54% em agosto quando comparado com o mês anterior. A tonelagem média ficou em 76.478,074 contra 80.965,178 em julho. A média de funcionários por empresa também foi menor: 415 em agosto contra 444 no mês anterior. A tonelagem expedida por funcionário, no entanto, aumentou para 184 contra 182 em julho.