Noticias
Notícia
Motoristas contarão com Mergulhão em Niterói
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Ecoponte, com apoio da Prefeitura de Niterói (RJ), apresentam o mais novo equipamento de mobilidade urbana da cidade: o Mergulhão da Praça Renascença. Localizado no Centro (em frente ao Porto de Niterói), próximo à Ponte Rio-Niterói, o mergulhão será aberto ao tráfego no próximo sábado, dia 19. Foram 10 meses de obra, que culminou na nova passagem subterrânea incorporada ao trecho da Ponte e tem o objetivo de desafogar o tráfego, principalmente de coletivos que vêm do Terminal João Goulart pela Avenida Feliciano Sodré em direção à Avenida do Contorno e Alameda São Boaventura.
A obra, obrigatória na nova concessão da Ponte realizada em 2015, gerou cerca de 500 empregos diretos. O novo equipamento de mobilidade tem 511 metros de extensão, um total de 150 metros de trecho subterrâneo e três faixas de rolamento com três metros de largura cada. A passagem subterrânea terá iluminação de LED, moderno sistema de drenagem e a operação será da concessionária Ecoponte, responsável por monitorar o trecho 24 horas por dia.
O limite de velocidade do Mergulhão da Praça Renascença será 40 km/h, que deverá ser acessado por quem trafega pela Avenida Feliciano Sodré e Rua Manoel Pacheco de Carvalho em direção à Alameda. A passagem subterrânea estará disponível para veículos de passeio, de carga, motocicletas e, principalmente, coletivos. O Mergulhão irá desafogar o tráfego na região, ao descartar a necessidade do sinal no cruzamento das Avenidas Feliciano Sodré e Jansen de Melo.
É preciso prestar atenção nas mudanças no tráfego do entorno do Mergulhão:
- Os veículos provenientes da Feliciano Sodré e Manuel Pacheco de Carvalho deverão acessar o Mergulhão para seguir em direção à Contorno ou Alameda São Boaventura.
- Quem vier da BR-101 em direção à Contorno poderá acessar o novo retorno antes da Praça Renascença para seguir em direção à via.
- O motorista que vier da BR 101 ou da Ilha da Conceição em direção à Alameda São Boaventura deverá seguir pela Jansen de Melo, acessar a Rua Heitor Carrilho, depois a Manuel Pacheco de Carvalho e acessar o Mergulhão.
- Quem vier da Zona Sul pela Jansen de Melo em direção à Alameda deverá dobrar à direita na Rua São Lourenço (na altura da Avenida Marechal Deodoro), depois na Avenida Benjamin Constant e dobrar à direita para acessar a Alameda.
Concessão – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), criada em 2001, regula e fiscaliza a exploração de infraestrutura e prestação de serviços de transporte terrestre, inclusive contratos já celebrados antes da sua criação, resguardando os direitos das partes e o equilíbrio econômico-financeiro dos respectivos acordos.
Com 13,2 quilômetros de extensão, a BR-101/RJ (Ponte Rio- Niterói) foi concedida para iniciativa privada com o objetivo de exploração da infraestrutura, pela primeira vez, em 1º de junho de 1995, pelo período de 20 anos. Findo o prazo, o trecho foi leiloado, pela segunda vez, em 18 de março de 2015. A nova concessão, que fez parte da 3ª etapa do programa de concessões rodoviárias, iniciou em 1º de junho de 2015.
Ascom ANTT, com informações da concessionária Ecoponte.