Noticias
Notícia
Governo federal prevê edital do TAV Brasil para setembro
O governo federal pretende lançar o edital para concessão do Trem de Alta Velocidade – o TAV Brasil, ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (SP), até meados de setembro deste ano. Pelas projeções oficiais, as obras devem ser iniciadas no início do segundo semestre de 2010. O cronograma foi apresentado nessa sexta-feira (17/07), em Brasília, pelo secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e pelo diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo.
O Ministério dos Transportes já concluiu o texto do decreto para implantação de uma empresa estatal que irá intermediar a transferência de tecnologia, uma das exigências que constarão do contrato de concessão. “Queremos que o País tenha ganhos tecnológicos”, abreviou o secretário-executivo, informando que nos próximos meses será criado esse novo organismo, em processo que será concluído até o início da implantação do sistema, no Brasil.
No último dia 15, a ANTT disponibilizou um site especial – www.tavbrasil.gov.br - com a íntegra dos estudos realizados com vistas à avaliação das condições para a implantação do empreendimento. Como explicou o Diretor-Geral da ANTT, “esse trabalho serve de referência para o governo, mas os investidores farão suas propostas”. Figueiredo prevê que os consórcios interessados devem apresentar as propostas até o final deste ano. Uma minuta de edital será apresentada em meados de agosto e submetida à apreciação do Tribunal de Contas da União. O governo federal vê a possibilidade de conclusão das obras do TAV Brasil até meados de 2014 e prevê que o edital de licitação também selecione o projeto pelo critério de celeridade.
Paulo Sérgio Passos e Bernardo Figueiredo falaram também do teor do complexo estudo desenvolvido por empresas de consultoria, agora divulgado. O site do TAV Brasil oferece, na íntegra, os estudos de demanda, traçado, operação e custos. Traça um histórico desse meio de transporte e seu advento no mundo. Na explicação do secretário-executivo, são vários os fatores “que faz o trem de alta velocidade ser um sucesso nas mais diversas partes do mundo”. Ele exemplifica falando do nível de segurança, da comodidade (levando passageiros de centro a centro das regiões metropolitanas que atenderá), da regularidade (com horários definidos, independentes de condições atmosféricas), e do conforto (com a possibilidade de se usar o trem para qualquer atividade).
Das informações gerais, os representantes do governo assinalaram para o custo total do TAV Brasil – R$ 34,6 bilhões, lembrando que o traçado brasileiro difere de todas as linhas de trens rápidos do mundo, com projeções de 90,9 quilômetros em túneis e com as dificuldades de relevo, como na transposição da Serra das Araras, com uma rampa de 450 metros de altura.
Fone: (61) 3311-7037/7038