Noticias
Notícia
Governo divulga dados de 10 anos de concessões ferroviárias
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e o diretor-geral da ANTT, José Alexandre Resende, apresentaram à imprensa na segunda-feira (5), os dados de 10 anos das concessões ferroviárias. Segundo Resende, a performance do setor vem se superando ano após ano, graças ao conjunto de ações definidas pelo Governo também no âmbito regulatório. "Desde a implementação do programa de concessão, em 1996, já foram investidos pelos concessionários privados R$ 9,586 bilhões sem contar com os valores de outorga", informou o diretor-geral da ANTT. No último ano da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) foram investidos R$ 44 milhões.
A Agência foi criada em 2002, quando o setor já tinha 6 anos de privatização. Em maio de 2003, foi definida a política estabelecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Plano de Revitalização das Ferrovias.
A partir daí, relata Resende, "a Agência estabeleceu uma série de resoluções, de regulamentações que geraram um ambiente propício a investimentos". Em relação à produção, as concessionárias praticamente dobraram a produção da antiga Rede Ferroviária Federal. No último ano de operação (1995), a RFFSA produziu 128 bilhões de TKU. No ano passado, chegou-se a 220 bilhões de TKU, depois do rompimento da marca histórica de 200 bilhões de TKU, em 2004.