Noticias
Notícia
Free Way completa 30 anos
A rodovia Marechal Osório, conhecida como Free Way, que liga Porto Alegre a Osório, no Estado do Rio Grande do Sul, completa nesta sexta-feira, dia 26/09, trinta anos de construção. Trata-se da primeira auto-estrada brasileira construída para ligar o litoral gaúcho a Porto Alegre.
A rodovia nasceu num momento em que o Governo Federal estava investindo em grandes obras rodoviárias, o chamado "milagre econômico", período que caracterizou a administração do presidente Emílio Garrastazu Médici. O próprio Médici, aliás, inaugurou a rodovia, junto com o então ministro dos Transportes, Mário Andreazza.
Antes da Free Way, a única ligação direta das regiões central, sul, fronteira oeste e região metropolitana da capital gaúcha com o litoral norte ocorria pela RS-030. Esta rodovia de pista simples, bastante sinuosa, já não suportava o tráfego cada vez mais intenso e perigoso, que mesclava veículos de passeio, ônibus e, sobretudo, caminhões, já que, por ali, também entravam e saíam do RS as principais cargas transportadas pelo modal rodoviário.
Dois meses após a rodovia ser entregue ao público, começou a ser cobrado pedágio. Todavia, em 1989 a cobrança de pedágio foi extinta. Os recursos escassearam justamente no momento em que começava a se firmar o Mercosul, do qual o Rio Grande do Sul é o principal corredor de escoamento de produtos vindos da Argentina, e a BR-290, a partir de Uruguaiana (seu final) seria naturalmente a rota principal, em combinação, mais adiante, com as BR-116 ou 101, esta, margeando o litoral norte até Santa Catarina.
Com a dificuldade do Governo Federal em dispor de recursos para a manutenção da malha rodoviária, foi criado, em 1994, o Programa de Concessão Rodoviária, no qual a Free Way foi incluída. Em 04 de julho de 1997, as construtoras Triunfo, de São Paulo, e SBS, de Porto Alegre, criaram oficialmente a Concepa - Concessionária da Rodovia Osório-Porto Alegre S/A - que passou a administrar a rodovia por um período de 20 anos.
Com o reinício da cobrança de pedágio, no final de 97, a Free Way teve suas pistas acrescidas de mais uma faixa de rolamento, com a configuração provisória de 3,50m (faixas da esquerda e central) e 3,00m (faixa da direita), além de acostamento externo de 2,00m. O acostamento interno foi suprimido. Também foram construídos 130 refúgios, locais que permitem uma parada segura, para emergências ou descanso, à margem da rodovia. Ao mesmo tempo, iniciou-se o alargamento da rodovia, cuja configuração, agora definitiva, passa a contar com três faixas de 3,75m, acostamento interno de 2,00m e externo de 3,00 metros. O trecho compreendido entre Cachoeirinha e Porto Alegre já está concluído nos dois sentidos, com este perfil. A pista de sentido Litoral-Capital também já apresenta cerca de 80% da configuração concluída, desde o km 0. Outra série de melhoramentos e aperfeiçoamentos estão tornando a Free Way uma das cinco rodovias mais seguras e com melhores condições de trafegabilidade do País. Três também são as praças de cobrança de pedágio: em Santo Antônio da Patrulha (km 19), em Gravataí (km 77) e em Eldorado do Sul (km 110).