Noticias
Notícia
Fiscalização da ANTT realiza Operação Asfixia no Entorno do DF
A equipe de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) encerrou nesta sexta-feira (06/06) a “Operação Asfixia”, que teve como objetivo tirar de circulação os operadores de transportes irregulares do entorno do Distrito Federal. Foram abordados 425 veículos, registrados 89 autos de infração e 34 veículos foram flagrados fazendo transporte clandestino. Os veículos foram apreendidos e encaminhados aos pátios credenciados pela ANTT. A ação durou 45 dias e contou com a montagem de barreiras fiscalizatórias fixas nas principais vias de acesso às cidades goianas do entorno. A operação contou também com fiscalização itinerante e com rondas constantes nas rodovias próximas a região do Distrito Federal.
O foco principal foi a rodovia BR-070, Centro de Taguatinga/DF e Ceilândia/DF, uma das principais rotas do transporte clandestino. Além da equipe da ANTT, também participaram da operação a Policia Militar do Distrito Federal, Polícia Militar de Goiás e do Detran/DF. A ANTT mobilizou 25 agentes para a operação, 17 deles requisitados de outras Unidades Regionais da ANTT.
Para Rafael Moyá, Coordenador de Fiscalização, “os resultados devem-se principalmente ao esforço dos agentes envolvidos, que muitas vezes, mesmo diante das ameaças e dificuldades, em locais onde não havia força policial, não abandonaram seus postos de trabalhos para cumprir o que determina a legislação”.
O Coordenador lembrou a importância da proposta de edição da lei 10.233 de cinco de junho de 2001, já aprovada pelo Congresso, mas ainda aguardando a sanção da Presidente da Republica. A nova redação prevê, em seu Artigo 78, a perda do veículo em caso de reincidência na execução de transporte clandestino. Com a alteração, a ANTT espera reduzir o transporte clandestino no entorno e também no resto do país.