Noticias
Notícia
Ferropar inicia transporte de frango em containers
Cinco vagões, com 120 toneladas de frango congelado, acondicionado em containers, procedente do frigorífico da Sadia em Toledo, inauguraram no final da tarde de ontem o modal ferroviário como alternativa para chegar ao Porto de Paranaguá, com destino ao Oriente Médio. Eles seguiram às 21h, numa composição de 18 vagões, que carregavam também óleo vegetal da Coopavel e soja a granel.
Segundo o diretor de produção da Ferropar, Horácio Guimarães, a operação ainda é em caráter experimental e será avaliada de perto por técnicos da Sadia, da Ferropar e da ALL, parceira da empresa ferroviária com sede em Cascavel. "Todos os indicadores apontam para a viabilidade total do transporte ferroviário de cargas frigorificadas como o frango com destino à exportação", disse Horácio.
A composição ferroviária fará escalas em Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba (PR), devendo percorrer o trecho de 738,3 quilômetros em cerca de 40 horas. Os containers são resfriados por uma unidade de energia de 440 Kva.
Construída pela Ferroeste, a ferrovia entrou em funcionamento em 1997, sob administração da concessionária Ferrovia Paraná S.A. (Ferropar). Ao longo dos anos, a Ferropar vem ampliando gradativamente o volume de cargas transportadas, especialmente soja, milho, trigo, cimento, calcário e adubos. A empresa deve encerrar o exercício atual com 1,7 milhão de toneladas de cargas transportadas.