Noticias
Notícia
Elevada na BR-116 vai eliminar ponto crítico da Free Way
Até meados de dezembro deste ano, o maior ponto crítico da Free-Way (BR-290 / RS), administrada pela Concessionária da Rodovia Osório-Porto Alegre (Concepa) será eliminado. Na confluência com a BR-116, ocorrem cerca de 20 acidentes por mês, o equivalente a 30% do total na rodovia, que tem 96,6 quilômetros, entre o Litoral Norte do Rio Grande do Sul e a Capital gaúcha.
Iniciadas em agosto, as obras do viaduto estão ocorrendo na chamada Interconexão BR-290/BR-116, na divisa entre Porto Alegre e Canoas. Após seu término, em dezembro, a Concepa terá eliminado os cruzamentos em "x" ou "em nível" a que se expõem, hoje, os motoristas que vêm do Vale do Rio dos Sinos, na Região Metropolitana da Capital (altamente industrializada e populosa) em direção ao litoral pela BR-290. Cerca de 40 mil veículos trafegam por ali, diariamente, dos quais 15% são caminhões.
O investimento da Concepa é de R$ 4,5 milhões. A elevada terá 220 metros de extensão e seis vãos. O viaduto integra um conjunto de obras, iniciadas em meados do ano passado, que estão sendo feitas na Interconexão. Inclui a correção do traçado e alargamento de alças e viaduto existentes (já concluídos), construção de um novo acesso à Ceasa (já concluído), construção de acesso da BR-116 à Free Way rumo ao litoral, para quem vem da zona norte da Capital (já concluído) e implantação de um novo retorno aos veículos que trafegam no sentido Litoral-Capital (em andamento). Em todo o complexo, serão investidos aproximadamente R$ 20 milhões.