Noticias
Notícia
Definidas novas metas para a FCA
A Agência Nacional de Transportes Terrestres definiu nesta quinta-feira (11/09) as novas metas de produção e de redução de acidentes para a Ferrovia Centro-Atlântica, a vigorarem no qüinqüênio 2003/2007. As metas estão estabelecidas na Resolução nº293/03, a ser publicada no Diário Oficial da União.
As metas definidas foram baseadas em estudos de demanda do mercado. No caso da FCA, cujo leilão de concessão ocorreu em junho de 1996, as metas estabelecidas para o primeiro qüinqüênio foram prejudicadas pela desregulamentação do transporte de derivados de petróleo, que era a principal carga transportada na malha. A desregulamentação, ocorrida em setembro/1996, provocou uma redução de 2/3 no volume de derivados de petróleo anteriormente transportado – ver gráfico em anexo. (http://www.antt.gov.br/destaques/metas.pdf)
Pelas metas estabelecidas para o próximo quinquênio, a produção da concessionária no último ano do qüinqüênio (2007) será de 12,8 bilhões de TKU (Tonelada Quilômetro Útil), representando um acréscimo de 49% em relação ao ano-base de 2002.
No que se refere à segurança, medida pelo número de acidentes por milhões de trem.Km, as metas definidas prevêem que em 2007 os acidentes deverão ser reduzidos também em 49% em relação a 2002. As metas para as demais concessionárias serão anunciadas nas próximas semanas, a medida em que a ANTT for concluindo os respectivos estudos.