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CVRD investe no Maranhão
A Companhia Vale Rio Doce (CVRD) fechou o primeiro trimestre do ano com investimentos de US$ 18,9 milhões, no estado do Maranhão. Esses recursos foram distribuídos pelas áreas de Ferrosos (US$ 13,39 milhões), Logística e Meio Ambiente (US$ 5,6 milhões).
Os recursos foram alocados em investimentos relevantes como a instalação do carregador de navios e o sistema de transportadores de correia, para ampliação da capacidade do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM). A implantação de mais um cais de atracação proporcionará o aumento da movimentação de navios das atuais 28 embarcações/mês para 50 embarcações/mês, além de reduzir as filas de espera de navios que ficam aguardando a aportagem no píer.
O Píer III está sendo construído baseado em estudos da Universidade de São Paulo(USP) onde está sendo pesquisada a hidrodinâmica de todo o sistema. Isso garante maior estabilidade dos navios e melhor amarração. A conclusão da obra está prevista para janeiro de 2004.
Outro grande investimento, foi a ampliação de capacidade dos pátios do TMPM, das atuais 2,7 milhões de toneladas para 3,8 milhões de toneladas, de forma a atender a demanda de pelotas e minério de ferro, proveniente das Minas de Carajás/PA.
Em Logística, a aquisição de vagões do tipo GDT-gôndola para descarga, reuniu o maior número de investimentos, US$ 3,08 milhões. A aquisição dos vagões irá reforçar a frota da Companhia que transporta produtos e minerais do sul do Pará para o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís. Outra significativa aplicação foi na duplicação da moega de soja de São Luís, US$ 300 mil.
De janeiro a março de 2003, o volume de embarque em Ponta da Madeira foi de 13,87 milhões de toneladas com destino ao mercado internacional. Foram exportados minério de ferro, manganês, ferro-gusa,soja e pelotas - produto da maior e mais moderna Usina de Pelotização do mundo,localizada em São Luís e inaugurada em março de 2002. Esta unidade operacional produzirá em sua plena capacidade, (prevista para o fim de 2003), 6 milhões de toneladas/ano.
No início do ano, a empresa conquistou o recorde mundial de confiabilidade com sua frota de vagões que circula na Estrada de Ferro Carajás (EFC). O MKBF (mean kilometer between failure), que indica a quilometragem média de uma frota de vagões até o surgimento de uma falha, é referência internacional no ambiente ferroviário.
Outra conquista obtida pela Companhia e seus empregados foi a re-certificação ISO 9001/2000 dos seus sistemas de Gestão da Qualidade de Minério de Ferro, Ferrovia e Porto e Gestão da Qualidade de Operações Portuárias de Gusa. Este resultado reafirma o esforço conjunto de direcionar a gestão dos processos para garantir o atendimento aos requisitos especificados pelos clientes e exigidos pelo mercado.
A política ambiental da CVRD é uma ação com base na ética e compromisso social, que tem por princípio desenvolver suas atividades de aproveitamento econômico das jazidas minerais, transporte ferroviário e operações portuárias em equilíbrio com os ecossistemas no qual a empresa está inserida. Para manter os atuais e implantar novos projetos voltados para o meio ambiente, a empresa investiu US$ 49 mil, nos três primeiros meses do ano.