Noticias
Notícia
CVRD e Comitê da Cidadania anunciam parceria
A Assessoria de Comunicação Social da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) divulgou que a empresa é a mais nova parceira do Comitê da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Uma das iniciativas da empresa para contribuir com a campanha é instalar postos de arrecadação de alimentos na Companhia, tanto nas capitais quanto nos interior dos Estados onde a empresa atua. Esta ação conjunta foi anunciada, nesta terça-feira (26), numa videoconferência pela diretora-executiva de Recursos Humanos e Serviços Corporativos da Vale, Carla Grasso, pelo superintendente da Fundação Vale do Rio Doce, Fábio Medeiros e pelo representante do Comitê do Natal Sem Fome, Maurício Andrade.
Antes de aderir à essa campanha, a Vale do Rio Doce realiza desde o ano passado, juntamente com seus empregados, a campanha Natal nos Trilhos, cujo objetivo principal é distribuir brinquedos às crianças carentes ao longo da Estrada de Ferro Carajás, dentro de uma locomotiva cheia de presentes, que se transforma no trenó do Papai-Noel. No ano passado, o projeto beneficiou mais de 3 mil crianças em 17 localidades. Este ano, a meta é dobrar o número de atendimentos.
A melhoria das condições de vida da comunidade onde a Companhia Vale do Rio Doce está instalada é um compromisso da empresa que além de gerar emprego e renda com suas atividades operacionais também investe em projetos sociais. Através da Fundação Vale do Rio Doce, braço social da empresa, somente em 2002 foram investidos cerca de 2 milhões de reais em projetos desenvolvidos no estado do Maranhão.
A empresa entende que os principais instrumentos para o crescimento e o desenvolvimento humano são educação e cidadania, por isso a maioria de seus projetos são voltados para essas áreas. Nesse sentido, foram idealizados o Escola que Vale - dirigido às escolas públicas do ensino fundamental que resgata a eficiência dessas escolas, que funciona em São Luís e Imperatriz (MA) e também o Vale Informática que visa promover a disseminação do uso dessa tecnologia a uma parcela da população que não tem acesso a ela.
Um dos mais recentes projetos implantados pela Fundação Vale do Rio Doce em São Luís, é o Educação para Limpeza Urbana que apóia os sistemas existentes de coleta e destinação do lixo nas comunidades do Itaqui-Bacanga e envolve a participação da concessionária de limpeza urbana e da comunidade em geral. Neste projeto, que atende cerca de 300 mil pessoas, está sendo investido 160 mil de reais.
Em parceria com a Comunidade Solidária, a Vale apoia os projetos Capacitação Solidária e Alfabetização Solidária, ambos buscam contribuir para o acesso à educação de jovens e adultos, aumentando as chances de conseguir uma vaga no concorrido mercado de trabalho no estado do Maranhão. Existe também o Pronager, projeto de capacitação que visa gerar oportunidades de trabalho e melhoria de renda, valorizando recursos e vocações econômicas das comunidades, apoiado pela Fundação Vale do Rio Doce.
Com mais de 350 mil atendimentos, o Trem da Cidadania, que nasceu de uma parceria da Companhia Vale do Rio Doce e o Governo do Maranhão, tem como objetivo oferecer às comunidades do interior do Estado o acesso à retirada de documentos, além de serviços de saúde, através de atendimentos médico e odontológico, incluindo as ações preventivas por meio de palestras educativas. A média de atendimentos chega a mais de 300 pessoas por dia, com um investimento superior a R$ 1 milhão, desde a implantação.
Outro projeto de cidadania da FVRD, pioneiro no Brasil, é o Educação nos Trilhos que utiliza educação móvel e à distância através dos trens da Companhia ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC), nos estados do Maranhão e Pará, em parceria com a Fundação Roberto Marinho/Canal Futura.
Para resgatar a história da Vale do Rio Doce, foi criado o Vale Memória, que através de depoimentos e entrevistas de empregados, aposentados e diretores e também com o apoio de pesquisa documental e iconográfica remonta a narrativa vitoriosa da empresa.
As ações voluntárias dos empregados da Companhia também contribuem para mudar a realidade social das comunidades. Através do Círculo de Controle da Qualidade Social (CCQ-Social), programa motivacional de crescimento do ser humano, em que os empregados, em grupos de trabalhos voluntários, vão “in loco” às comunidades, verificam as carências e identificam os problemas. Destas constatações, saem vários projetos desenvolvidos para a melhoria de vida da comunidade onde a empresa está inserida.
Além de todos os projetos já citados, existem as ações de empregados voluntários da empresa que trabalham nos municípios próximos à ferrovia. Eles pensaram em aliar o lazer à necessidade. Foi assim que surgiu o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, que incentiva a educação através do esporte. O trabalho atende mais de 150 crianças com idade entre 10 e 16 anos, na cidade de Açailândia (MA). Além disso, o projeto também viabiliza atividade física, prioridade no atendimento médico, retirada de documentos, material escolar e noções de cidadania. Aproximadamente 130 empregados voluntários participam do projeto.