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ANTT REÚNE OUVIDORIAS DAS CONCESSIONÁRIAS
Por iniciativa da Ouvidoria da ANTT, foi realizado na quarta-feira (26), no edifício sede da Agência, em Brasília, o 1º Encontro Nacional de Ouvidorias das Concessionárias de Transportes Terrestres – Integrando Ouvidorias, com o objetivo de promover a aproximação com as empresas reguladas e a troca de experiências em prol do melhor atendimento e satisfação dos usuários. O evento foi aberto pelo diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, e contou com a presença da ouvidora-geral da União, Eliana Pinto; do ouvidor da ANTT, Nilo Moriconi Garcia; do assessor técnico e internacional da Agência, Francisco Magalhães e do procurador-geral, Manoel Lucívio de Loiola e servidores da ANTT. Participaram do encontro representantes de ouvidorias de concessionárias de rodovias e ferrovias, além do diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita. Segundo o diretor Bernardo Figueiredo, é necessário que a nossa ouvidoria seja capaz de captar as manifestações de forma que resulte na melhoria dos serviços prestados. “Temos que ser capazes de ouvir, responder e processar o que ouvimos do usuário”. A ouvidora-geral da União, Eliana Pinto, enfatizou durante sua apresentação a importância das ouvidorias nos órgãos da Administração Federal. Segundo ela, em 2003 existiam 40 unidades de ouvidorias federais, hoje são 148, e o número de manifestações atinge 2 milhões/ano. Eliana lembrou que o ouvidor tem papel educativo, mas deve ter também alta capacidade de convencimento junto ao órgão em que trabalha. Após o pronunciamento do diretor-geral da Agência e a palestra da ouvidora-geral da União, Nilo Moriconi Garcia discorreu sobre seu trabalho à frente da ouvidoria da ANTT e apresentou alguns projetos a serem implementados, como a terceirização da central de atendimento e a implantação da ouvidoria interna. No período da tarde, os participantes puderam assistir a uma palestra proferida por Ricardo Morishita sobre o Decreto 6.523/2008 ─ que fixa normas gerais para o serviço de atendimento ao consumidor. As concessionárias apresentarem os projetos em desenvolvimento em benefício do usuário, tais como a implantação de ouvidoria interna como forma de aprimorar procedimentos internos; atuação pró-ativa na ocorrência de animais na faixa de domínio da rodovia; a importância das parcerias internas para a obtenção de resultados; central de atendimento e ouvidoria no direcionamento de ações socialmente responsáveis, entre outros temas.