Noticias
Notícia
ANTT inicia inspeção na ALL Logística
A Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT - iniciou, nesta semana, a fiscalização técnico-operacional programada para a concessionária América Latina Logística do Brasil S.A (ALL), que administra a malha ferroviária da Região Sul. A inspeção inclui a avaliação das condições da via permanente (trilhos e dormentes), das oficinas e do material rodante (locomotivas e vagões), além das condições operacionais da concessionária.
Até o final do mês de setembro, serão inspecionados os trechos da via permanente (trilhos e dormentes) no estado do Paraná, bem como as oficinas de manutenção de vagões de Ponta Grossa e de locomotivas, em Curitiba. Nas próximas duas semanas serão inspecionados os trechos de via permanente situados em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, além de pátios localizados nas proximidades dos portos de Paranaguá e São Francisco do Sul.
As inspeções são efetuadas por técnicos da Superintendência de Logística e Serviços de Transporte de cargas, com o objetivo de fiscalizar as 12 concessionárias de ferrovia. Para orientar esta fiscalização, a ANTT definiu dois tipos de inspeção a serem realizadas nas concessionárias com periodicidade programada ou em caráter especial. As Inspeções Programadas são executadas, duas vezes por ano, em cada concessionária, com cronograma pré-estabelecido pela ANTT. Inspeções Especiais são feitas sempre que necessário, motivadas por fatos que as justifiquem como acidentes graves, questionamentos do Ministério Público, Tribunal de Contas da União ou parlamentares.
Os trabalhos de campo vão avaliar os aspectos da qualidade da prestação dos serviços concedidos, levando em conta a segurança e as condições operacionais. Os técnicos encarregados da fiscalização consideram os seguintes itens:
· Exploração - prestação dos serviços de transporte de carga, com eficiência operacional e as facilidades oferecidas aos clientes.
· Via Permanente - condições e manutenção dos trilhos e dormentes, das obras-de-arte especiais e passagens de nível ao longo de toda a malha, principalmente nos trechos que apresentam ocorrência de acidentes, rotas por onde passam produtos perigosos, com tráfego suspenso ou desativado e onde há execução de obras e serviços;
· Material Rodante - análise do desempenho da frota de vagões e sua manutenção;
· Instalações e Manutenção - condições gerais das oficinas de manutenção;
· Centro de Controle Operacional - procedimentos adotados para licenciamento e gerenciamento da circulação dos trens, bem como a interface com outras concessionárias (tráfego mútuo e direito de passagem);
· Pátios e Terminais - acompanhamento das atividades dos terminais de carga e descarga de produtos e das operações nos pátios adjacentes para obter dados sobre a movimentação dos vagões, formação e recepção de trens.
Inspeções do mesmo tipo já foram realizadas na Ferrovia Novoeste S.A, Companhia Ferroviária do Nordeste e Ferrovia Centro-Atlântica S.A ., ao longo deste ano.