Noticias
Notícia
ANTT inaugura Centro de Controle Operacional para a Copa
Para garantir maior rapidez no atendimento das demandas durante a Copa do Mundo, especialmente das ações de fiscalização, iniciam amanhã (10/06), as operações do Centro de Controle Operacional da ANTT (CCO), instalado no edifício sede da Agência. O Centro funcionará 24 horas por dia até a data de quinze de julho, após o término do Mundial.
Serão monitoradas as rodovias federais concedidas, as ações dos Postos de Fiscalização e Atendimento das rodoviárias, os comandos operacionais e as demandas específicas da Ouvidoria. O CCO terá acesso a dados como número de veículos fiscalizados, autos lavrados e atendimentos efetuados.
A estrutura permitirá ações articuladas com as autoridades governamentais para questões administrativas, de segurança, coordenação e controle das atividades que competem à Agência. “O objetivo é facilitar a tomada de decisões e as resoluções necessárias às áreas de mobilidade, segurança e fluidez”, destaca Sérgio de Souza Alves, coordenador do Grupo de Trabalho da ANTT para a Copa de 2014.
Durante a sua atuação, o CCO irá padronizar entendimentos, auxiliar e sanar dúvidas das equipes, consolidar e divulgar os dados relativos às operações de fiscalização. “O Centro vai servir como ‘ponte’ de contato entre os representantes da ANTT alocados nos Centros Integrados de Comando e Controle espalhados pelo país e a própria Agência”, explica Rodrigo Igreja, superintendente de Fiscalização substituto.
No total, catorze pessoas trabalharão em regime de escala e revezamento na plataforma de observação. Já os fiscais que atuarão nas ruas utilizarão, como ocorreu na “Jornada Mundial da Juventude”, tablets para coleta e registro de informações. Foi elaborada, também, uma Instrução de Serviço específica com os procedimentos a serem adotados pelas equipes em campo.
Os dados colhidos pelo CCO serão convertidos em relatórios, gráficos e dados estatísticos. A ação contribuirá para o planejamento de outros grandes eventos, a exemplo das Olimpíadas de 2016. #anttnacopa