Noticias
Notícia
ANTT envia técnicos ao local de acidente ferroviário em Minas Gerais
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) enviou, no início da tarde desta terça-feira (10), técnicos para acompanhar as providências tomadas pela concessionária Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em relação ao acidente e a retomada do tráfego no trecho entre Batuíra e Uberaba, em Minas Gerais, interrompido após o descarrilamento de 14 vagões que transportavam produtos químicos.
O acidente - comunicado pela Concessionária à Agência dentro do prazo previsto em contrato - ocorreu às 03h09min desta terça-feira. O trem seguia no sentido Copec (BA)/Paulínea (SP), quando houve o descarrilamento, seguido de tombamento em cima de uma ponte sobre o córrego Congonhas, afluente do Rio Uberaba, que abastece o município mineiro.
A composição ferroviária era composta por (3) três locomotivas e 33 vagões. Dos 14 vagões que tombaram, 1(um) estava carregado com isobutanol, 8 (oito) com metanol e 5 (cinco) com octanol. Destes, 12 (doze) se incendiaram. Apesar de não terem descarrilado, outros 2 (dois) vagões, carregados de cloreto de potássio, também se incendiaram. Segundo informações da FCA, o incêndio já foi controlado pelo Corpo de Bombeiros.
A ANTT comunica que estará presente nas investigações das causas do acidente, que provocou danos ambientais e a interrupção do abastecimento de água para cerca de 250 mil pessoas.