Noticias
Notícia
ANTT autoriza transporte de cargas no 3º trilho do porto de Santos
A diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), autorizou nesta quinta-feira (31), o transporte ferroviário de cargas em veículos de bitola estreita entre Perequê e Valongo, chamado terceiro trilho de acesso ao porto de Santos. Fica suspenso assim o tráfego ferroviário entre Samaritá e Estuário.
A autorização se deu após inspeção realizada no dia 29 de janeiro por técnicos da ANTT que comprovaram a implantação do terceiro trilho em bitola estreita (1,00m), na faixa da MRS, e a instalação dos AMVs de bitola mista (1,00m 1,60m) no trecho Perquê – Valongo, no acesso à Portofer, necessários para capacitar a superestrutura do trecho a condições de circulação de trens de bitola estreita (1,00m).
A construção do terceiro trilho de acesso ao porto de Santos foi uma determinação da ANTT que arbitrou o caso entre a Brasil Ferrovias e a MRS em 2005, por meio da Resolução nº 945, estabelecendo a implantação do regime de direito de passagem para a circulação de cargas das concessionárias de ferrovias nos trechos Perequê- Conceiçãozinha e Perequê-Valongo, integrantes da malha concedida à MRS.
A implantação do terceiro trilho nas linhas de acesso à margem direita do porto de Santos vai permitir a chegada das composições de trens das concessionárias FCA e Novoeste de bitola estreita, bem como os trens da MRS e Ferronorte de bitola larga, ampliando a logística do porto.