Noticias
Notícia
ANTT autoriza projeto da variante ferroviária Litorânea Sul
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, José Alexandre Resende, assinou nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, resolução que autoriza o projeto de construção da variante ferroviária Litorânea Sul, pela FCA. A solenidade contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do presidente da CVRD, Roger Agnelli.
O investimento, de aproximadamente R$ 684 milhões, será realizado pela CVRD, controladora da FCA, e pelo Governo do Estado, e trará como benefícios a supressão da circulação de trens de carga na zona urbana dos municípios da região metropolitana de Vitória e dos altos riscos de acidentes impostos a essas comunidades, além da redução de custos e obtenção de substanciais ganhos operacionais para a ferrovia, como redução do tempo de percurso e ampliação da capacidade de carga da Concessionária, e contribuirá para o desenvolvimento do Pólo Industrial de Ubu.
A variante ferroviária terá extensão de 165 km, no segmento Cachoeiro de Itapemirim – Vitória, incluindo o ramal de acesso ao Porto de Ubu/ES. As cargas a serem transportadas na Litorânea Sul são: calcário, granito, coque/escória, toretes, contêineres, óleo combustível.