Noticias
Notícia
ANTT autoriza funcionamento do Trem da Uva
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concedeu nesta segunda-feira (04) autorização para que a Empresa Giordani Ltda. realize serviços de transporte ferroviário de passageiros, com finalidade turística, nos trechos entre Bento Gonçalves (km 48,350) a Carlos Barbosa (km 19,000) e Bento Gonçalves (km 48,350) a Jabuticaba (km 000,000), no Estado do Rio Grande do Sul, totalizando 48,350 km, mais conhecido como “Trem da Uva”.
De acordo com a Resolução 484, publicada no Diário Oficial da União, o início da operação no trecho Bento Gonçalves – Jabuticaba está condicionado a realização de obras e melhorias no trecho, para adequação ao transporte ferroviário de passageiros, bem como à apresentação da relação do material rodante, acompanhada de laudo técnico idôneo comprovando o atendimento às condições de segurança e à inspeção técnica e operacional a ser realizada pela ANTT, para verificação das condições operacionais e de segurança da via permanente.
A Giordani Turismo foi fundada em 17 de novembro de 1992, com o objetivo de operar o passeio turístico de trem a vapor Maria fumaça, na serra gaúcha. Em 05 de junho de 1993 foi realizado o primeiro passeio operado pela Giordani Turismo no trecho Bento Gonçalves - Garibaldi - Carlos Barbosa. Com a autorização da ANTT, a empresa fica submetida às normas e regulamentos do transporte ferroviário de passageiros e à Resolução nº 359, de 26 de novembro de 2003, alterada pela Resolução nº 467, de 17 de março de 2004.
Esta é a segunda autorização concedida pela Agência. A primeira foi para o Trem de São João Del Rei. As autorizações são resultado da Audiência Pública 007/2003 – Trens Turísticos e Culturais, realizada em 19 de setembro do ano passado, que regulamentou o setor de transporte ferroviário com caráter turístico, cultural e comemorativo (Resolução 359 e 467).