Noticias
Notícia
ANTT assina termo aditivo ao contrato da Ferronorte
O diretor-geral em exercício da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Noboru Ofugi, e os diretores Francisco de Oliveira Filho e Wagner Garcia participaram nesta terça-feira (29), no Ministério dos Transportes, da cerimônia de assinatura do 8º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão da Ferronorte S.A (Ferrovias Norte Brasil), presidida pelo ministro Alfredo Nascimento.
Neste termo, fica estabelecida a data de dezembro de 2010 para a conclusão do trecho ferroviário de 260 quilômetros, de bitola larga (1,60m), entre os municípios de Alto Araguaia e Rondonópolis (MT). No termo aditivo, assinado pelo ministro, pelos diretores da ANTT e pelo presidente da ALL, Bernardo Hess, será permitido que futuros investidores de ferrovias venham a construir o trecho, sendo ressarcidos pela concessionária no prazo de até 25 anos.
Segundo Hess, o investimento da obra está estimado em R$ 700 milhões. O presidente da ALL disse que já estão avançadas as negociações entre vários grupos e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o objetivo de criar uma SPE (Sociedade de Propósitos Específicos) que seria responsável pela construção do trecho ferroviário.
O termo aditivo prevê, também, que sejam iniciados os estudos de viabilidade econômica e de licenciamento ambiental para a construção da ferrovia ligando Rondonópolis a Cuiabá.