Noticias
Notícia
ALL investe no atendimento a produtores de industrializados
A América Latina Logística (ALL-Delara) conseguiu aumentar a participação de produtos industrializados em suas operações em 13% no último semestre em relação aos seis primeiros meses de 2001. A previsão para este ano é de que 27% do total da carga transportada pela operadora, seja formada por produtos não-perenes, principalmente arroz ensacado, materiais siderúrgicos e petroquímicos.
O crescimento da representatividade dessa categoria de produtos vem sendo cuidadosamente planejado pela ALL-Delara, que no ano passado decidiu aumentar seus investimentos em ativos diferenciados, como os vagões plataforma - especiais para o carregamento de industrializados. "A Rede Ferroviária sempre trabalhou quase que exclusivamente com granéis, o que resulta num faturamento mais sazonal, dependente da safra. Uma das nossas metas era mudar esse foco, buscando operar também com produtos com demanda mais homogênea", diz a coordenadora comercial da ALL-Delara, Isabela Andreatta.
Como resultado dos investimentos nas adaptações necessárias para atender produtores de industrializados, a empresa vem fechando novos contratos com grandes indústrias. Somente com beneficiadoras de arroz, um dos principais responsáveis pela mudança de perfil da carga transportada, a operadora fechou três grandes contratos este ano, oferecendo horários garantidos de descarga em troca de volumes mínimos pré-estabelecidos. A paranaense Zaeli e as gaúchas SLC e Josapar formaram parcerias com a ALL-Delara e passaram a utilizar a ferrovia como principal meio de transporte.
De acordo com Andreatta, a forte participação do arroz nas operações da empresa possibilita um planejamento logístico mais barato e mais eficiente. Os mesmos vagões-plataforma que descarregam materiais siderúrgicos no Sul do País fazem o caminho oposto transportando em direção a São Paulo o arroz produzido no Rio Grande do Sul e Paraná, o que gera um melhor aproveitamento dos ativos da operadora.
Algumas indústrias vêm procurando reduzir ainda mais o custo construindo terminais próprios junto às estações da ALL-Delara. A Zaeli acaba de investir cerca de R$ 300 mil em um terminal em Uruguaina, na fronteira com a Argentina, e deve investir mais R$ 1 milhão em outra obra, em Curitiba. Com os dois terminais férreos, a empresa irá reduzir drasticamente seus gastos com transporte rodoviário ponta a ponta.