Postos de Fiscalização e Atendimento
A fiscalização do transporte regular de passageiros é feita principalmente nos guichês de venda de passagens e nos veículos quando em embarque e desembarque.O agente da ANTT, verifica:
Itens relacionados ao veículo:
Condições gerais de segurança do veículo;
Cintos de Segurança;
Saídas de emergência (existência, funcionalidade, identificação e instruções de uso);
Tacógrafo (registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo);
Iluminação;
Para-brisa;
Extintor de incêndio;
Pneus;
Demais itens obrigatórios de segurança;
Condições de higiene da cabine de passageiros e sanitário.
Itens relacionados ao motorista:
Descanso mínimo entre as jornadas de trabalho;
Descanso dos motoristas durante a viagem;
Habilitação e capacitação para transporte coletivo de passageiros;
Cadastro do motorista junto à empresa na ANTT;
Itens relacionados às gratuidades e desconto nas passagens:
Benefícios tarifários - www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/passageiros/viajantes/beneficios-tarifarios;
Concessão das gratuidades e descontos previstos na Estatuto do Idoso;
Concessões das gratuidades ao Portador de Necessidades Especiais (Passe Livre - www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/passageiros/viajantes/beneficios-tarifarios/passe-livre);
Concessão das gratuidades do ID Jovem (https://idjovem.juventude.gov.br/).
Itens relacionados à regularidade da empresa:
Regularidade da autorização;
Regularidade da licença;
Regularidade do veículo;
Regularidade do seguro de responsabilidade civil;
Pontualidade da viagem;
Cumprimento da frequência mínima (flexibilizado em razão da pandemia de COVID19).
Cumprimento do esquema operacional aprovado pela ANTT.