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Processo Seletivo Simplificado para Curso de Especialização lato sensu em Segurança Viária: Preceitos, Inovações e Práticas Aplicadas em Segurança Viária.
OBJETIVO
O propósito deste curso é capacitar servidores em segurança viária, com o objetivo de ampliar a especialização técnica e operacional em segurança viária, propondo capacitação em soluções práticas de implantação imediata e redução de sinistros de trânsito nas rodovias brasileiras.
FINALIDADE
Promover uma Capacitação em Segurança Viária sobre preceitos, inovações e práticas neste eixo temático, em consonância com a Portaria SUINF nº 68, de 6 de março de 2019.
CRONOGRAMA
Eixo |
Temáticas por eixo |
Un. |
Qtde. |
mar/24 |
abr/24 |
mai/24 |
jun/24 |
jul/24 |
ago/24 |
set/24 |
out/24 |
nov/24 |
dez/24 |
jan/25 |
fev/25 |
mar/25 |
abr/25 |
mai/25 |
1 |
EIXO 01 - Aulas teóricas |
180 |
||||||||||||||||
1.1 |
Workshop de abertura e encerramento |
h |
8 |
4 |
4 |
|||||||||||||
1.2 |
Conceitos e fundamentos técnicos |
h |
52 |
20 |
20 |
12 |
||||||||||||
1.3 |
Normas técnicas aplicadas na segurança viária |
h |
16 |
8 |
8 |
|||||||||||||
1.4 |
Materiais e dispositivos de segurança viária |
h |
24 |
12 |
12 |
|||||||||||||
1.5 |
Estudo de projeto para segurança viária |
h |
32 |
8 |
20 |
4 |
||||||||||||
1.6 |
Análise de um projeto existente e levantamento de soluções |
h |
8 |
8 |
||||||||||||||
1.7 |
Auditoria e fiscalização para segurança viária |
h |
10 |
8 |
2 |
|||||||||||||
1.8 |
Segurança viária e o atendimento às vítimas |
h |
8 |
8 |
||||||||||||||
1.9 |
Orientação pedagógica e metodologia de pesquisa |
h |
12 |
10 |
2 |
|||||||||||||
1.10 |
Avaliações práticas dos módulos didáticos |
h |
10 |
10 |
||||||||||||||
2 |
EIXO 02 - Atividades práticas |
180 |
||||||||||||||||
2.1 |
Estudos preliminares (preparação individual) |
h |
10 |
10 |
||||||||||||||
2.2 |
Análise de rodovias e seleção de trechos críticos |
h |
8 |
8 |
||||||||||||||
2.3 |
Análise de projetos de trechos críticos e soluções |
h |
20 |
|||||||||||||||
2.4 |
Visita técnica às fábricas de produtos e rodovias da região São Paulo |
h |
24 |
24 |
||||||||||||||
2.5 |
Pesquisas sobre os trechos críticos selecionados (por grupo) |
h |
60 |
12 |
36 |
12 |
||||||||||||
2.6 |
Visita técnica nos trechos selecionados e verificação de soluções in loco |
h |
24 |
24 |
||||||||||||||
2.7 |
Elaboração de soluções e do relatório final com anteprojeto |
h |
34 |
20 |
14 |
DOCUMENTOS