Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Contatos das Autoridades
Ouvidor e Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011)
Robson Crepaldi
ouvidoria@antt.gov.br
(61) 3410-1401
Ouvidor Substituto
Tarcísio Lima Santos Franco
ouvidoria@antt.gov.br
(61) 3410-1401
Servidora responsável pelo SIC
Rafaela Paiva Brandão
E-mail e telefone específicos para orientação e esclarecimentos de dúvidas sobre o SIC
sic@antt.gov.br
(61) 3410-1401
Informações sobre o Serviço de Informação ao Cidadão
Localização
Térreo da sede da ANTT, Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, Lote 10, Trecho 03, Projeto Orla Polo 8, Bloco A - Brasília – DF CEP: 70200-003
E-mail: sic@antt.gov.br
Telefone: (61) 3410-1401
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira (dias úteis), das 8h às 12h e das 14h às 18h, desde 16 de maio de 2012.
O que é a Lei de Acesso à Informação?
A Lei nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas e é aplicável aos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Essa norma define os mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informações solicitadas à administração pública pelos cidadãos. Além disso, também estabelece que os órgãos e entidades públicas devem divulgar um rol mínimo de informações por meio do menu “acesso à informação” disponível no sítio eletrônico da instituição.
Entenda melhor os principais pontos da Lei de Acesso à Informação.
Como formular um pedido de acesso à informação à Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT?
Os pedidos de acesso às informações produzidas ou acumuladas pela administração pública, com base na Lei nº 12.527/2011, devem ser encaminhados à ANTT, preferencialmente, por meio do Sistema Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, opção "Acesso à Informação".
Formulários de solicitação de informação e recurso para os cidadãos que queiram apresentar o pedido em meio físico (papel) junto ao SIC.
Os arquivos estão disponíveis em formato DOC (Microsoft Word) e em formato aberto ODT (OpenDocument.org) e podem ser baixados ao clicar na extensão desejada.
Pedido de acesso à informação - Pessoa Natural DOC | ODT
Pedido de acesso à informação - Pessoa Jurídica DOC | ODT
Recurso referente a pedido de acesso - Pessoa Natural DOC | ODT
Recurso referente a pedido de acesso - Pessoa Jurídica DOC | ODT
Os formulários também estão disponíveis em: https://www.gov.br/acessoainformacao/pt-br/lai-para-sic/formularios
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
A Instrução Normativa nº 8, de 17 de agosto de 2021, estabelece os procedimentos para atendimento, pelas unidades da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, de demandas formuladas com base na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 - Lei de Acesso à Informação (LAI), por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).
Para outros tipos de demandas (como solicitações de providências administrativas, análise de casos concretos, consultas, reclamações, denúncias, dúvidas e sugestões), que não sejam pedidos de acesso à informação fundamentados na Lei nº 12.527/2011, deve-se utilizar as outras opções adequadas para atendimento no Sistema Fala.BR.
Orienta-se que a solicitação de acesso a processos administrativos em trâmite na ANTT seja realizada por meio de peticionamento eletrônico diretamente no Sistema Eletrônico de Informações - SEI.
Para solicitação de cópias ou vista de processos, orienta-se observar as exigências estabelecidas pela Norma Administrativa NA/001-19/SUDEG-03, aprovada pela Deliberação ANTT nº 198, de 12 de fevereiro de 2019.
A solicitação de vista ou cópia de documentos e processos administrativos em trâmite na ANTT também pode ser realizada pelo Portal de Serviços do Governo Federal.
Como consultar o teor dos pedidos de acesso à informação registrados pelos solicitantes e respectivas respostas formuladas pela ANTT com base na Lei de Acesso à Informação?
A Busca de Pedidos e Respostas da Controladoria Geral da União - CGU permite que qualquer pessoa consulte os pedidos de informação, feitos com base na Lei de Acesso à Informação, direcionados aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal e as respectivas respostas fornecidas.
(Estão disponibilizados os pedidos que foram cadastrados no Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) do Poder Executivo Federal, a partir de 1º de julho de 2015, com exceção dos pedidos que contenham informações restritas, como pessoais ou sigilosas).
Aguarde. Carregando conteúdo da aba...