Análise de Impacto Regulatório - AIR
A Análise de Impacto Regulatório - AIR é um instrumento voltado à melhoria da qualidade da regulação, e tem se tornado cada vez mais relevante no Brasil no âmbito das Agências Reguladoras e do Governo como um todo. É o procedimento que, a partir da definição de problema regulatório, de avaliação prévia à implementação de uma ação regulatória (como a edição dos atos normativos, por exemplo), conterá informações e dados sobre os seus prováveis efeitos, para verificar a razoabilidade do impacto e subsidiar a tomada de decisão.
Ela é utilizada para orientar e subsidiar as decisões da Diretoria da ANTT quanto às propostas de atos normativos que incidam sobre a sociedade, os usuários dos serviços de transportes terrestres, os prestadores de serviço regulado, a administração pública, a competitividade nacional ou o meio ambiente, entre outros aspectos relevantes. Dentre os benefícios resultantes da utilização da AIR, destacam-se os seguintes:
(i) melhoria da qualidade regulatória;
(ii) suporte ao processo de decisão por meio de comparação de alternativas de solução de problemas;
(iii) coordenação entre políticas públicas que estão interrelacionadas;
(iv) participação da sociedade no processo regulatório;
(v) provisão de transparência e accountability às ações de quem a implementa;
(vi) resguardo técnico ao agente público elaborador da proposta, permitindo que o seu desenvolvimento seja dado de forma fundamentada e imparcial.
Processo de AIR
Unidade Responsável pela manutenção/atualização - Gerência de Governança, Gestão e Planejamento - Gegop/Suesp (gegop@antt.gov.br)