Notícias
ANTAQ participa de conferência sobre desenvolvimento portuário em São Luís
A Vale realizou em São Luís a II Conferência sobre Desenvolvimento Portuário do Maranhão nos dias 27 e 28 de novembro. O evento reuniu representantes de todo o complexo portuário da capital maranhense, formado pelo Porto Organizado do Itaqui, Terminal Marítimo da Ponta da Madeira (Vale) e o Consórcio Alumar.
O chefe da Unidade Regional de São Luís da ANTAQ (URESL), Marcelo Carvalho, participou do painel “Indicadores e boas práticas na gestão ambiental aplicáveis à atividade portuária”, que reuniu as gerentes de Meio Ambiente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gabriela Heckler, e da Vale, Marlene Costa, e o especialista e mediador da Vale, Evaldo Silva.
Os eixos temáticos da conferência abordaram questões como sustentabilidade, gestão, aplicação de tecnologias, segurança da navegação, pesquisa e desenvolvimento e visibilidade ao potencial de escoamento logístico da região.
Carvalho ministrou palestra sobre o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), desenvolvido pela Gerência de Meio Ambiente da ANTAQ. O especialista apresentou a arquitetura e a metodologia para o cálculo do IDA; as aplicações e vantagens de sua utilização como ferramenta de gestão ambiental; a importância do IDA para a regulação da ANTAQ; apresentou o ranking dos portos e terminais privados; observou a boa colocação dos integrantes do complexo portuário de São Luís, comprovando, assim, que o IDA é uma eficiente e exitosa ferramenta de gestão ambiental utilizada pelos portos do Maranhão.