Notícias
Inovações e agenda ESG são temas do Summit ANTAQ 2024
Brasília 26/11/2024 - A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) participou, nesta terça-feira (26), do Summit ANTAQ 2024, que aconteceu em Brasília, antes da realização do Prêmio ANTAQ 2024.
Organizado em parceria com o Grupo Tribuna, o evento objetiva promover um diálogo aberto sobre a regulação da Agência com autoridades governamentais e entidades ligadas ao setor aquaviário.
Na ocasião, foram discutidos dois temas importantes para a Agência: transição energética por meio da aplicação do hidrogênio verde no setor portuário e o planejamento para os portos brasileiros.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, também palestrou no Summit ANTAQ 2024. Ele destacou a necessidade do fortalecimento das agências reguladoras para atrair investimentos e tornar o governo mais robusto.
Avanço anual
Na abertura, o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, destacou os avanços no setor durante este ano, principalmente, no modal hidroviário que está com dois projetos encaminhados para irem a audiência pública em breve - esses são: Madeira e Paraguai.
Ele também mencionou os leilões de arrendamentos portuários e as assinaturas de contratos de autorização que garantiram bilhões de investimentos para os portos brasileiros. Além dos próximos investimentos previstos que estão encaminhados.
A secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, que foi homenageada durante o evento, reforçou que o setor portuário cresce expressivamente em todos os cenários econômicos.
Participação social
A diretora Flávia Takafashi e o diretor Alber Vasconcelos destacaram a transparência dada aos processos que tramitam no âmbito da Agência. Como exemplo apontaram as participações sociais que acontecem para discutir novos normativos, modificações regulatórias, discussões sobre as dores do setor, arrendamentos, entre outros temas.
O diretor Wilson Lima Filho, por sua vez, exemplificou os planos da ANTAQ que vão auxiliar na redução das emissões de gases de efeito estufa.
O Summit contou ainda com a presença do corpo diretivo da autarquia, do secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, e do secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes.
Assessoria de Comunicação Social