Notícias
ANTAQ promove curso de fiscalização para servidores em São Luís (MA)
Brasília, 08/11/2024 - A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) promoveu nas últimas duas semanas o Curso de Fiscalização 2024. A primeira etapa da capacitação foi teórica e a segunda prática, a última fase contou com a presença de 31 fiscais da Agência.
A etapa teórica aconteceu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro e as visitas técnicas, em São Luís (MA), nos dias 5 e 6 de novembro. Neste ano, os servidores foram para o Complexo Portuário de São Luís, formado pelo Porto do Itaqui, o Terminal Marítimo da Ponta da Madeira e o Terminal Portuário da Alumar.
A promoção de cursos de capacitação, para os fiscais da Agência, em diversas unidades regionais é uma excelente oportunidade de expansão de conhecimentos sobre novas instalações portuárias e contribuem para o conhecimento técnico dos fiscais, garantindo ações fiscalizatórias mais eficientes.
O chefe da Unidade Regional de São Luís, Marcelo Carvalho, destacou que “o curso de fiscalização cumpriu, mais uma vez, seu propósito. Ou seja, proporcionar para os servidores das regionais experiências teóricas e práticas de troca de conhecimento, criando um ambiente de discussão e de visitas técnicas a importantes instalações no cenário portuário nacional”.
Visitas técnicas
Os servidores da Superintendência de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais (SFC) acompanharam, no início da semana, o funcionamento dos terminais portuários locais, as operações de embarque e desembarque de carga nas instalações portuárias, entre outras atividades.
O Complexo Portuário de São Luís é de extrema importância para o país. Em 2023, foram movimentados cerca de 216 milhões de toneladas de cargas na área. O Porto de Itaqui, que é a maior instalação estatal da Região Nordeste, no ano passado, movimentou 36,4 milhões de toneladas de cargas.
Por sua vez, o Terminal Portuário da Alumar, que é destinado à produção de alumina (óxido de alumínio) e alumínio, movimentou 15 milhões de toneladas no ano passado.
Além disso, também integra o complexo portuário o Terminal Marítimo da Ponta da Madeira, a instalação que mais movimenta carga no país, com 166,3 milhões de toneladas no ano passado. Isso corresponde a 12,8% de tudo que foi movimentado no Brasil em 2023. O terminal é destinado a movimentação e armazenagem de minério de ferro e pelotas.
Assessoria de Comunicação Social