Notícias
Acordo da ANTAQ promoverá maior participação do Brasil na PIANC
Brasília, 24/11/2022 - A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) assinou hoje (24), na Espanha, um acordo juntamente com a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph) a fim de criar a Seção Nacional do Brasil da Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário (PIANC). A ideia é trazer para o Brasil o debate sobre infraestrutura de transporte hidroviário sustentável, fornecendo orientação e consultoria técnica, além de dar visibilidade nacional aos projetos do setor, promovendo atividades que gerem maior participação brasileira na PIANC.
A PIANC tem membros em 66 países. Destes, 44 possuem status de Qualifying Member: governos nacionais, governos regionais, organizações intergovernamentais ou empresas privadas que representam seus países nos órgãos gerenciais. A Associação é dividida em quatro comissões técnicas (InCom, MarCom, EnviCom e RecCom) e todas têm a incumbência de prepararem relatórios, que podem ser acessados por meio do portal https://www.pianc.org/. Além dessas, duas outras comissões (CoCom e YP-Com) foram criadas recentemente para apoiar os países emergentes e incentivar jovens profissionais a trabalharem na área.
O Brasil é um dos países considerados Qualifying Member e a ANTAQ é representante nacional. A Agência trabalhará para viabilizar legalmente a criação da Seção Nacional do Brasil em conjunto com a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph). Com a criação de uma representação nacional, os membros brasileiros da PIANC Internacional serão transferidos automaticamente para a PIANC Brasil, estabelecendo, portanto, um regime interno de secretaria financeira. A PIANC Brasil fará intermediações entre os corpos técnicos e gestores, atuará na produção de notas e estudos que aumentarão a participação de engenheiros brasileiros com olhares voltados à realidade portuária do país.
Assessoria de Comunicação Social da ANTAQ