Notícias
Maioria dos servidores das unidades regionais já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19
Os servidores das unidades regionais da ANTAQ que atuam diretamente na realização de ações fiscalizatórias nas áreas portuárias e de navegação já começaram a ser vacinados contra a Covid-19. Até o momento, dos 141 servidores habilitados à vacinação, 118 já tomaram, pelo menos, a primeira dose.
A vacinação contra a Covid-19 só foi possível a partir das tratativas empreendidas pela ANTAQ junto ao Ministério da Infraestrutura. Em ofício encaminhado ao ministro Tarcísio de Freitas no final de fevereiro, o diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, argumentou que a vacinação dos agentes fiscais da Agência permitiria que as fiscalizações dos serviços do setor aquaviário fossem realizadas em condições de saúde adequadas enquanto persistir a emergência de saúde pública de importância internacional.
O objetivo foi a inserção dos servidores da Agência que atuam na linha de frente em virtude da priorização da vacinação para os trabalhadores do transporte aquaviário e dos trabalhadores portuários, de acordo com informe técnico do Ministério da Saúde, publicado no dia 23 de janeiro de 2021. A partir daí, cada unidade regional passou a ser vacinada em virtude do calendário disposto pelos municípios. “Já podemos afirmar que foi excelente a adesão à nossa campanha de vacinação contra a Covid-19”, comemorou Nery.
O servidor Márcio Barros, da Unidade Regional de São Luís, toma a primeira dose da vacina contra a Covid-19
De acordo com o superintendente de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais, Fábio Fonseca, a ANTAQ constituiu um controle centralizado para acompanhamento do andamento da vacinação com informações fornecidas online pelas chefias das unidades regionais. “A grande maioria dos servidores foi vacinada apenas com a primeira dose. O acompanhamento indica a previsão de aplicação de segunda dose para cada um dos servidores”, explicou Fonseca.
O chefe da Unidade Regional de São Luís, Marcelo de Carvalho, celebrou a oportunidade dos agentes de fiscalização serem imunizados. “Todos fomos atingidos por uma enorme tempestade chamada Covid-19, que provocou muitas perdas. Sentimos muito medo, pois nossas viagens de fiscalização envolvem deslocamentos por grandes distâncias. Além disso, nossa equipe transita com frequência no Porto do Itaqui, onde, recentemente, foi detectada a presença da terrível cepa indiana. Assim, a oferta de vacina aos servidores da nossa unidade representou um enorme alento e um grande estímulo para retomada integral de nossas atividades fiscalizatórias.”
O chefe da Unidade Regional de Curitiba, Thiago Bonetti, informou que, logo que a vacina foi disponibilizada, a equipe já estava na fila com a documentação necessária em mãos. “Temos a percepção de que dentro de poucos meses as fiscalizações, que nunca pararam, passarão a ser realizadas com menos receios e mais proximidade entre os membros da Agência e os fiscalizados. E o mais importante: passamos a vislumbrar uma esperança de normalidade na vida dos fiscais.”