Notícias
ANTAQ reúne 25 portos e 30 terminais em encontro sobre o SDP em Salvador
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ realizou, nos dias 12 e 13 últimos, no Porto de Salvador, na Bahia, o 28º Encontro dos Portos sobre o Sistema de Desempenho Portuário (SDP).
Este ano, o encontro contou com a participação de 25 portos organizados, dez terminais arrendados e vinte terminais privados, além de especialistas da Superintendência de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade e da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho – SDS/GEA-ANTAQ e do escritório regional da Agência na capital baiana.
Durante os dois dias de atividades, foram realizadas palestras sobre o Sistema Desempenho Portuário – SDP e sobre a implementação do Sistema de Acompanhamento de Preços Portuários – APP, além de visitas técnicas às instalações portuárias do Porto de Salvador e do Tecon Salvador.
A discussão sobre o APP abrangeu aspectos específicos da operação como envio, recebimento e sigilo dos dados. Por ter seu lançamento recente, o APP constará como tema obrigatório dos próximos encontros, visando seu aperfeiçoamento e evolução. Os primeiros registros já estão sendo enviados à base de dados da Agência, sendo este mês de setembro o prazo final para os terminais enviarem os dados sobre seus preços portuários referentes a julho de 2019.
O Sistema de Acompanhamento de Preços Portuários – Módulo APP contempla informações dos preços praticados pelos terminais mensalmente, tendo por referência os preços praticados nos dois meses anteriores. O levantamento abrange os preços cobrados na armazenagem, nos serviços de pátio e de cais ou na chamada “cesta de serviços”.
Já sobre os demais aspectos do SDP, foram discutidas futuras alterações que serão feitas nas informações prestadas ao Sistema, bem como alterações no layout de arquivos de envio e formulário, que estarão disponíveis brevemente.
O painel Estatístico Aquaviário, que traz informações sobre o desempenho portuário no portal da Agência, ganhou uma atenção especial nesta reunião, com a apresentação de um minicurso sobre acesso, realização de pesquisas e significado dos indicadores existentes. Também foi mostrado o que acontece quando as instalações portuárias não cumprem seus prazos, ou informam dados errados ao Sistema.
Segundo o gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ, Fernando Serra, as reuniões anuais do SDP contribuem para a evolução da base de dados mantida na Agência, “permitindo maior sincronia com suas funções fiscalizatórias, regulatórias e de outorga, bem como todo o tratamento estatístico necessário às apresentações de painéis no portal da Autarquia na Internet, como o Estatístico Aquaviário.
Apresentações – 28º Encontro dos Portos em Salvador/BA
1 – Módulo APP – Aspectos teóricos, práticos e apontamentos
2 – Novo XML – Obtenção do Tipo de Operação
3 – Painel Estatístico Aquaviário
4 – Evolução do SDP – Demandas de Órgãos Externos e Internos