Notícias
ANTAQ apresenta aplicativo de gestão do teletrabalho à Polícia Rodoviária Federal
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ apresentou hoje (10) à Polícia Rodoviária Federal – PRF, o sistema SEI Pro Atividades, que tem por finalidade a gestão de atividades e controle de produtividade de teletrabalho nas organizações públicas. ANTAQ e Polícia Rodoviária já vêm conversando sobre o assunto há algum tempo e devem proximamente formalizar um acordo de cooperação técnica para implantação do sistema pela PRF.
Pela ANTAQ, participaram da reunião o diretor-geral, Eduardo Nery, que abriu os trabalhos e colocou a Agência à disposição da instituição policial, o superintendente de Regulação, Bruno Pinheiro, e o especialista em Regulação de Transportes Aquaviários, Pedro Soares. Pela PRF, participaram o diretor-executivo, Jean Coelho, e servidores das diretorias de Tecnologia e de Gestão de Pessoas e do Laboratório de Inovação e Processos da Polícia Rodoviária Federal (INOVA PRF).
Durante a apresentação, o especialista da ANTAQ, Pedro Soares, apresentou as funcionalidades do sistema, que possibilita a realização de atividades fora das instalações da instituição (teletrabalho), dispensando o controle de assiduidade dos servidores. Soares foi quem desenvolveu o sistema, que está totalmente operacional na Autarquia desde 1º de julho último.
Na oportunidade, o superintendente de Regulação da ANTAQ, Bruno Pinheiro, informou que o sistema foi muito bem-recebido pelos servidores da Agência, e manifestou que a cooperação com a PRF ajudará a aprimorar o aplicativo e sua difusão para outras instituições da Administração Pública Federal. Pinheiro informou ainda que, nos próximos dias, a ANTAQ também apresentará o sistema aos ministérios da Infraestrutura e da Economia.
Para o diretor-executivo da PRF, Jean Coelho, o sistema trará “enorme ganho não só para a gestão das atividades da Polícia Rodoviária Federal, mas para toda a administração Federal, representando uma economia de milhões de reais para PRF”.
Ferramenta de gestão
O SEI Pro Atividades é uma ferramenta de apoio à gestão de equipes, com foco em resultados. Por meio do sistema, as tarefas constantes do plano de trabalho de cada unidade organizacional são distribuídas aos servidores, com o respectivo tempo para a sua conclusão. Ao final de cada atividade, o sistema possibilita que o gestor avalie o desempenho do servidor.
Algumas das vantagens do sistema SEI Pro Atividades são: intuitividade e facilidade no uso; registro unificado das atividades ao Sistema Eletrônico de Informações - SEI; facilidade na gestão das equipes e demandas atribuídas, bem como o acompanhamento das metas da unidade; facilidade de avaliação das tarefas realizadas; fácil instalação e ampla configuração de perfis de acesso; maior autonomia ao gestor da unidade organizacional, com baixa burocracia na inserção de dados recorrentes; atualização automática de novas versões; e rápida solução de erros.