Prêmio ANTAQ 2016
Prêmio ANTAQ de Sustentabilidade Ambiental Aquaviária
Os portos de São Sebastião (SP), Itajaí (SC) e Paranaguá (PR) foram premiados por terem obtido as melhores avaliações no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da ANTAQ. O índice é um instrumento desenvolvido pela Agência para o acompanhamento e controle de gestão ambiental dos portos brasileiros.
Em primeiro lugar com 99,37 de um total de 100 pontos possíveis na avaliação ficou o Porto de São Sebastião, que é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião e tem entre os principais produtos transportados barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, produtos siderúrgicos, veículos, máquinas e equipamentos. Os portos de Itajaí e de Paranaguá ficaram com a segunda e terceira colocação respectivamente.
Índice de Desempenho Ambiental (IDA)
A ANTAQ acompanha e controla a gestão ambiental das instalações portuárias no Brasil por meio do IDA (Índice de Desempenho Ambiental), instituído por uma resolução em 2012. O índice permite quantificar e simplificar informações, de forma a facilitar o entendimento do público e de tomadores de decisão acerca das questões ambientais portuárias.
A Agência analisa 38 indicadores, divididos em quatro categorias: econômico-operacional, sociocultural, físico-química e biológico-ecológica. Com base nesse levantamento, deu-se origem ao Prêmio ANTAQ de Sustentabilidade Portuária, que reconhece os três portos organizados que obtém os melhores resultados no IDA.
A implantação do IDA alavancou a preocupação com questões relacionadas ao meio ambiente nos terminais. Assim os terminais começaram a dar uma importância maior ao aspecto ambiental.