Cadeia de Valor
Acesse a Cadeia de Valor da Antaq na íntegra
A Cadeia de Valor é um instrumento estratégico que identifica e apresenta de forma sintética os macroprocessos e processos de negócio executados para entregar valor à sociedade, sem vinculação à estrutura organizacional. Foi revisada ao final de 2024 com o objetivo de fornecer uma ampla visão sobre como os processos organizacionais funcionam e de que forma é possível melhorá-los.
Como ferramenta de gestão, a Cadeia de Valor da Antaq mostra o conjunto de processos realizados pela Agência e os valores entregues para a sociedade e para o setor regulado. Essa representação gráfica contém todos os processos de negócio e serviços oferecidos pela Agência e dispostos em apenas um documento, fornecendo assim uma visão ampla do seu funcionamento. Além de reforçar o foco na geração de valor público - orientando a Agência à entrega de melhores serviços -, aprimora a análise das dificuldades e a identificação das oportunidades e pontos de mudança na estrutura organizacional.
O entendimento dos valores e dos processos dispostos na Cadeia de Valor auxiliam os cidadãos a compreender os serviços e os beneficiários alcançados. Em razão da importância desse modelo de negócio como instrumento de gestão, a Agência instituiu uma unidade organizacional específica para gerir a Cadeia de Valor e suas atualizações, bem como a gestão e remodelagem de seus processos organizacionais, denominada Divisão de Processos Organizacionais (DPO).
Os processos organizacionais geridos pela Agência podem ser separados em três grandes grupos: Finalísticos; Governança e Estratégia; e Gestão e Suporte. O primeiro grupo de processos é composto por quatro macroprocessos e os impactos de seus resultados repercutem diretamente no alcance dos valores que a Antaq busca atingir, conforme exibido no arquivo disponível no link ao final deste texto.
O macroprocesso de Regulação possui quatro processos que o auxiliam: “gerir instrumentos regulatórios”, “regular o mercado”, “orientar o setor regulado” e o “fomentar a inovação e a sustentabilidade do setor aquaviário”.
O macroprocesso de Outorga dispõe de seis processos: “Analisar outorga de concessão e de arrendamento para exploração de infraestrutura portuária em porto organizado”; “Analisar outorga de autorização para exploração de instalação portuária e registrar instalação portuária de apoio ao transporte aquaviário”; “Outorgar concessão para exploração de infraestrutura aquaviária”; “Outorgar autorização para exploração de serviço de transporte aquaviário”; “Propor plano geral de outorgas de exploração de hidrovias, eclusas e outros dispositivos de transposição hidroviária”; e “Manter o cadastro dos titulares e seus respectivos instrumentos de outorga para prestação de serviços de transportes aquaviários e para exploração de infraestrutura portuária e aquaviária, bem como o cadastro das empresas de navegação estrangeiras”.
O macroprocesso de Fiscalização abrange quatro processos: “planejar a fiscalização”, “realizar fiscalização”, “executar processo sancionador” e “articular e coordenar ações de fiscalização”.
O macroprocesso de Produção de conhecimento aquaviário é composto por três processos: “Desenvolver estudos e pesquisas em temáticas do setor aquaviário”; “coletar, consolidar e disponibilizar dados, estatísticas e informações do setor aquaviário”; e “Promover e estimular estudos, pesquisas, tecnologias e inovações aplicáveis ao setor aquaviário”.
Os valores almejados pelo grupo Finalístico são: “Confiança, previsibilidade e transparência no ambiente regulatório”; “Mitigação de falhas de mercado e redução de assimetrias de informações”; “Oferta de serviços aquaviários eficientes e seguros, promovendo o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável”; e “Conhecimento para o desenvolvimento do setor aquaviário”.
O segundo grupo de processos da Cadeia de Valor reúne o macroprocesso Governança e Estratégia. Os impactos desse grupo são responsáveis por estabelecer a direção da Agência, monitoram sua trajetória e avaliam sua atuação. Possui os seguintes processos: “Integridade e ética”; “Desenvolvimento organizacional”, “Promover a participação da sociedade”; “Gerir governança dos processos organizacionais”; “Gerir riscos e controles”; “Gerir desempenho”; “Realizar gestão executiva”; “Comunicação”; “Articulação e relações institucionais” e “Consultoria jurídica”.
Os resultados vinculados aos processos desse grupo resultam em valores internos, são eles: “transparência, integridade, cooperação, equidade e sustentabilidade”.
O terceiro e último grupo de processos da Cadeia de Valor reúne o macroprocesso Gestão e Suporte. Os resultados vinculados aos processos desse grupo auxiliam ou dão suporte aos macroprocessos citados acima para que possam ser executados com excelência. Em outras palavras, a pesar de não realizarem serviços diretamente ao setor regulado e à sociedade na maioria das vezes, os seguintes processos são fundamentais para a Antaq conseguir funcionar diariamente: “Gestão orçamentária, financeira, contábil e de custos”; “Gestão de Pessoas”, “Tecnologia da informação”; e “Gestão do conhecimento e da informação”.
Os resultados vinculados aos processos desse grupo resultam em valores internos, são eles: “eficiência, capacitação, modernização e inovação”.