Campo Data de Nascimento
Importância do dado cadastral Data de Nascimento
A qualificação do cadastro de beneficiários está fortemente condicionada à correspondência entre as informações preenchidas nos campos NOME DO BENEFICIÁRIO, DATA DE NASCIMENTO e CPF, lançadas pela operadora no SIB, e àquelas da base da Receita Federal do Brasil.
Quando os campos são preenchidos corretamente, automaticamente a ANS relaciona o cadastro do beneficiário ao número correspondente do Cartão Nacional de Saúde (CNS), por meio da integração de informações com o DATASUS. Essa prática reduz o esforço operacional da operadora, que não precisará mais obter o número do CNS isoladamente.
O correto preenchimento destes campos-chave de identificação, além de beneficiar a qualidade cadastral, melhora mais de um indicador do IDSS, favorecendo a nota da operadora.
Diagnosticando e corrigindo o campo Data de Nascimento
Para identificar na base da ANS os registros com o campo Data de Nascimento não preenchido e/ou preenchido, porém com informação divergente, acesse o Relatório de Qualidade Cadastral do SIB (RQC), que gera informações consolidadas e detalhadas dos dados da operadora, e confira os passos a seguir:
- Utilize a ferramenta Relatório Consolidado para identificar o quantitativo de registros que se encontram na base de dados da ANS na situação de “Registros sem data de nascimento” e /ou “Registros com data de nascimento divergente”.
Veja a demonstração abaixo: - Após ter identificado o quantitativo de registros que se encontram na situação de “Registros sem data de nascimento” e/ou “Registros com data de nascimento divergente”, utilize a ferramenta Relatório Detalhado para obter a listagem destes registros.
- Agora que você já identificou o quantitativo de registros quais se encontram com inconsistências relativas à Data de Nascimento, veja como proceder para corrigi-los:
- Se você identificou a ocorrência de “Registros sem data de nascimento”, preencha o campo corretamente por meio do movimento de RETIFICAÇÃO.
- No caso de “Registros com data de nascimento divergente”, corrija utilizando o movimento de RETIFICAÇÃO no arquivo SBX do SIB, que permite alterar ou complementar dados de beneficiários já existentes.
Utilize o SIB Flex e simplifique a atualização
A versão SIB Flex removeu algumas críticas durante o preenchimento do SIB nos procedimentos de inclusão, retificação, mudança contratual e reativação, agilizando e facilitando a atualização e o envio dos dados.
Por exemplo: o procedimento de RETIFICAÇÃO, que antes exigia o preenchimento completo dos dados de identificação do beneficiário a cada atualização – o que impedia a correção pontual de um só campo –, agora se resume a informar o CCO e a Data de Nascimento, sem a necessidade do preenchimento completo dos dados.
Veja o quadro abaixo:
Utilizando o antigo Schema XSD do SIB, existe mais propensão à ocorrência de erros no processamento do arquivo, pois há um número maior de campos obrigatórios a serem preenchidos aos quais são aplicadas críticas. Portanto, acesse aqui e comece a utilizar o SIB Flex.
Para saber mais sobre remoção de críticas, confira o Histórico de Versões do SIB.
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para suporte.sib@ans.gov.br, canal exclusivo para esclarecimento de dúvidas técnicas em relação ao SIB. Para atendimento de outras demandas, acesse a Central de Atendimento da ANS.