Atributos para Prestadores de serviços hospitalares
Acreditação de serviços de saúde com identificação da entidade acreditadora
Certificação dos serviços de saúde que avalia o desempenho da instituição como um todo e não do profissional individual. Reconhece que o hospital respeita os padrões de qualidade e desempenho adequados ao seu tipo de atendimento.
Metodologias
Padrão Nacional de Qualidade
Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por meio do manual próprio com reconhecimento da Anvisa/Ministério da Saúde.
Padrão Internacional de Qualidade
Acreditado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), por meio do manual da Joint Commision International (JCI), acreditadora norte-americana.
Padrão Internacional de Qualidade
Acreditado pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), por meio do manual da Accreditation Canada, acreditadora canadense.
Participação no Sistema de Notificação de Eventos Adversos (NOTIVISA) da Anvisa
Metodologias
Comunicação de eventos adversos
Sistema eletrônico gerenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para receber notificações dos estabelecimentos de saúde. A participação no Notivisa demonstra que o hospital comunica à Anvisa os casos confirmados ou suspeitos de efeitos inesperados, que podem variar de alergia a óbito, por exemplo. Problemas em relação a produtos ou aparelhos utilizados em hospitais também são comunicados.
Participação no Programa de Monitoramento da Qualidade dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (QUALISS) da ANS
Metodologias
Qualidade monitorada
Programa da ANS que monitora, avalia e divulga o desempenho dos prestadores de serviços hospitalares no setor de planos de saúde (saúde suplementar). A ANS divulgará, periodicamente, em seu portal eletrônico, os resultados das instituições que atendem ao mínimo de qualidade esperada.
Os indicadores referentes ao QUALISS se encontram no estágio de Avaliação Controlada.
Faça o download do manual de uso dos ícones dos atributos de qualificação e ícones para aplicação.