Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
O projeto Indicadores de Qualidade Hospitalar é desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (HMV) e por meio do programa Proadi-SUS. A iniciativa é pioneira na avalição do desempenho das instituições hospitalares privadas do país.
O projeto visa criar um sistema único de avaliação da qualidade dos hospitais que permita comparabilidade, identificação de boas práticas e pontos de aprimoramento, desenvolvimento de políticas baseadas em desempenho e disponibilidade de informações para a sociedade, possibilitando maior poder de decisão sobre os serviços disponíveis.
Para isso, está sendo desenvolvido um painel geral composto por 14 indicadores de qualidade e um conjunto de indicadores específicos para cinco linhas de cuidado referentes às condições clínicas mais prevalentes em internações hospitalares no Brasil. O projeto definiu também um hospital de excelência para ser corresponsável por cada condição:
O projeto foi desenvolvido entre agosto de 2018 a dezembro de 2021 e contou com a participação dos demais Hospitais considerados de Excelência pelo Ministério da Saúde. Para compor a fase piloto desse projeto, foram selecionados 12 hospitais, de um total de 82 inscritos. Ao longo dos três anos, 14 pesquisadores participaram da iniciativa e 119 reuniões foram realizadas, envolvendo o comitê gestor e subcomitês de especialidades.
Os hospitais receberam treinamento para a coleta de indicadores e tiveram acesso a uma plataforma para obtenção e visualização dos dados. Além da plataforma para coleta e análise dos dados e processamentos dos indicadores de qualidade hospitalar, o Projeto prevê uma metodologia de comparabilidade entre as instituições hospitalares, possibilitando benchmarking.
Ao final, foram definidos 63 indicadores de qualidade, sendo que 14 compõem o painel geral (dentre os quais taxa de partos vaginais, tempo médio de internação, tempo médio de permanência na emergência, taxa de mortalidade institucional e incidência de quedas com danos) e 49 indicadores para cinco linhas de cuidados específicas: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Síndrome Coronariana Aguda (SCA), sepse, artropatia do quadril e câncer de próstata e de mama.
Acesse aqui o quadro de hospitais participantes (.pdf)
Através do projeto, foi criado um Sistema de Informação Hospitalar (Sihosp) para a coleta de dados e cálculo dos indicadores do painel geral e das linhas de cuidado. A partir de agora, o sistema será internalizado pela ANS para seja feita a implementação da coleta de dados em larga escala no setor e, com isso, as informações possam ser disponibilizadas para a sociedade. Este sistema permitirá a comparabilidade, identificação de boas práticas e pontos de aprimoramento, desenvolvimento de políticas baseadas em desempenho e disponibilidade de informações para a sociedade, possibilitando maior poder de decisão sobre os serviços disponíveis.
O Consórcio desenvolveu dois painéis de indicadores de qualidade com o objetivo de avaliar o desempenho das instituições hospitalares. São eles: Painel Geral e Painel de Linhas de Cuidado, este último, com indicadores específicos para as patologias mais prevalentes no país. O “Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar” também realizou busca na literatura para selecionar indicadores PROMs e PREMs, que se referem a medidas de qualidade da assistência do ponto de vista do paciente.
Clique aqui para acessar as fichas técnicas completas dos indicadores do painel geral (.pdf)
Além dos indicadores do painel geral, o Projeto Consórcio Nacional de Indicadores de Qualidade Hospitalar conta com indicadores para cada uma das seguintes linhas de cuidado: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Síndrome Coronariana Aguda (SCA), Sepse e Choque Séptico, Artropatia de Quadril, Câncer de Próstata e Câncer de Mama.
Estes indicadores foram elaborados por subcomitês específicos para cada especialidade, composto por profissionais indicados pelos Hospitais de Excelência que participam do PROADI-SUS, e validados pela ANS.
Clique aqui para acessar as fichas técnicas das linhas de cuidado (.pdf)
O Projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar desenvolveu uma metodologia para classificação global de qualidade hospitalar no ano de 2020. Clique aqui para ver o documento com o detalhamento da metodologia.