Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
O DIOPS-DOCS é o sistema que permite o envio da versão digitalizada (no formato PDF) dos seguintes documentos: Relatório Circunstanciado de Auditoria Sobre Deficiências de Controle Interno, Procedimentos Previamente Acordados, Termo de Responsabilidade Atuarial (TRA), Relatório de Auditoria de Contratos Estipulados.
Publicado em: 18/04/2016
A partir do 1º trimestre de 2016 o TRA – Termo de Responsabilidade Atuarial de Provisões Técnicas deverá ser transmitido em meio digital (.pdf) , pelas operadoras que calculam suas Provisões Técnicas por metodologia própria, de acordo com a RN nº 393/2015.
Publicado em: 18/04/2016
A partir de 2016 os Relatórios Circunstanciados de auditores independentes a serem encaminhados conforme o § 2º do artigo 5º da RN nº 393/2015, deverão ser transmitidos em meio digital (.pdf). O envio é obrigatório quando da comunicação de uso de metodologia própria, sempre que a ANS solicitar ou quando a operadora julgar necessário
Publicado em: 07/02/2012
PPA sobre Provisão de Eventos/Sinistros a Liquidar
O PPA sobre Provisão de Eventos/Sinistros a Liquidar deverá ser transmitido no 1º, 2º, 3º e 4º trimestres de cada exercício e corresponderão a procedimentos de verificação de itens relacionados à respectiva conta específica do passivo.
Publicado em: 02/07/2012
Já está disponível no sistema DIOPS-DOCS a opção de envio do Relatório de Auditoria de Contratos Estipulados para as Administradoras de Benefícios em atendimento a IN DIOPE nº 33.
Publicado em: 01/01/2011
A partir do primeiro trimestre de 2011 as operadoras deverão encaminhar juntamente com o DIOPS XML os relatórios de procedimentos previamente acordados (PPA) sobre suas informações contábeis.
O PPA sobre Provisão de Eventos/Sinistros a Liquidar deverá ser transmitido no 1º, 2º e 3º trimestres de cada exercício e corresponderão a procedimentos de verificação de itens relacionados à respectiva conta específica do passivo. Já o PPA sobre DIOPS/ANS tratará de diversos procedimentos sobre as informações contábeis em geral e deverá ser transmitido em conjunto com o DIOPS Financeiro do 2º trimestre de cada exercício.
Os documentos deverão ser enviados no formato PDF. Para efetuar o envio desses documentos deve se utilizar o sistema DIOPS-DOCS.
Publicado em: 01/01/2011
O envio do Parecer de Auditoria e do Relatório Circunstanciado Sobre Deficiências de Controle Interno só será aceito no formato PDF. Para efetuar o envio desses documentos deve se utilizar o sistema DIOPS-DOCS.
Publicado em: 03/01/2011
Foram unificadas em um só aplicativo denominado DIOPS-DOCS - Documentos Obrigatórios Contábeis, as funcionalidades de envio dos seguintes documentos:
Este pode ser acessado através da seção Aplicativos onde será exigido login e senha da operadora.
Cada relatório será enviado em um único arquivo no formato PDF, que conterá todas as suas páginas, sendo de 2MB o limite máximo de tamanho do arquivo.
Exigido a partir de 2009 por meio do DIOPS DOCS, o Relatório Circunstanciado de Auidtoria sobre Deficiências de Controle Interno de Auditoria está previsto na RN 173/2008 e alterações posteriores, bem como no Plano de Contas Padrão da ANS.
Este documento deve ser enviado antes do DIOPS Financeiro do 1º trimestre de cada exercício. Se não for enviado, o DIOPS Financeiro será rejeitado em sua íntegra.
Exigidos a partir de 2011, os Procedimentos Previamente Acordados (PPA) sobre informações contábeis das operadoras estão previstos na RN 173/2008, RN 227/2010 e IN 45/2010 (e suas alterações posteriores).
Eles estão divididos em dois tipos:
Se os relatórios PPA não forem enviados antes do DIOPS Financeiro na forma eletrônica, o mesmo será rejeitado em sua íntegra.
Exigido a partir de 2016, o TRA – Termo de Responsabilidade Atuarial de Provisões Técnicas deve ser transmitido pelas operadoras que calculam suas Provisões Técnicas por metodologia própria, de acordo com a RN nº 393/2015.
Opção disponível desde 2012 no DIOPS DOCS, o envio do Relatório de Auditoria de Contratos Estipulados se aplica exclusivamente às Administradoras de Benefícios, conforme art. 3º da IN DIOPE nº 33/2009.