Notícias
O Trabalhador e a Saúde Suplementar é tema de Encontro da ANS
Para aprimorar o conhecimento sobre Saúde Suplementar entre os órgãos de defesa do consumidor e centrais sindicais, o Programa Parceiros da Cidadania da ANS realizou o Encontro O Trabalhador e a Saúde Suplementar, no dia 05/07/2012, voltado nesta edição para os representantes dos metalúrgicos em todo o Brasil. O evento reuniu aproximadamente 70 participantes, no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro.
O Diretor-Adjunto de Fiscalização da ANS, Dalton Callado; Geordeci Menezes de Souza, representante da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, e Gilberto Salviano, membro do Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do Trabalhador, participaram da abertura do evento, que contribuiu para reduzir a assimetria de informações sobre Saúde Suplementar entre os líderes dos metalúrgicos nas diferentes regiões do país.
A iniciativa é do Programa Parceiros da Cidadania da Diretoria de Fiscalização da ANS e tem como objetivo ampliar o acesso e a qualidade da informação sobre o setor de Saúde Suplementar, reforçando o papel fiscalizador da Agência com foco em ações preventivas e mediadoras. Para isso, o programa possui acordos de cooperação técnica com diversos órgãos e organiza seminários, encontros e oficinas de capacitação para diferentes públicos ao longo do ano.
“É muito importante que este tipo de discussão alcance os trabalhadores da base para a qualificação deles na negociação coletiva envolvendo planos de saúde”, afirmou o Gerente Geral de Articulação Interinstitucional da ANS, Vlademir Alexandrino.
A nova dinâmica utilizada no encontro dividiu os participantes em oito grupos orientados por representantes da ANS. Dessa forma, o evento possibilitou maior interatividade entre os participantes e capacitou os líderes sindicais dos metalúrgicos para que sejam agentes multiplicadores das informações quanto às negociações com os planos de saúde, contratados pelas empresas.
As dúvidas dos participantes sobre os temas de interesse, como as determinações da regulação quanto aos planos coletivos, as garantias para aposentados e demitidos sem justa causa e o papel da Câmara de Saúde Suplementar, foram esclarecidas no evento. Houve distribuição de materiais editados pela ANS sobre temas diversos, como Guia Prático e Mini-Guia sobre Planos de Saúde e Manual dos Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças, entre outros.
Os participantes do Encontro no Rio de Janeiro foram divididos em oito grupos orientados por representantes da ANS.