Notícias
O trabalhador e a Saúde Suplementar
O diretor adjunto de Fiscalização, Dalton Callado, fala sobre o papel da ANS no mercado de saúde suplementar
O seminário O trabalhador e a Saúde Suplementar, em sua quarta edição em 2011, foi realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no último dia 9, em Belo Horizonte, no Hotel Normandy. Contando com a presença de 140 pessoas, entre representantes da Associação Gestora de Benefícios Sociais dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Astromig), da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Minas Gerais (Fettrominas) e da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), o evento teve como objetivo qualificar os trabalhadores a respeito do funcionamento do mercado de saúde suplementar e de seus direitos.
Para isso, foram apresentadas uma série de palestras por representantes da Agência. O gerente geral de Relações de Consumo, Jorge Jardineiro, falou sobre a fiscalização na saúde suplementar, enquanto o diretor adjunto de Fiscalização, Dalton Callado, falou sobre o papel da ANS no mercado de saúde suplementar.
O gerente geral de Ajuste e Recurso, Francisco Telles, e o assessor especial da Diretoria de Fiscalização, Flávio de Oliveira, apresentaram a palestra A regulação dos planos de saúde coletivos, quando afirmaram que os sindicatos, de um modo geral, devem dar mais atenção à questão dos planos de saúde durante as negociações coletivas, pleiteando a participação na escolha e no controle da qualidade dos planos.
A questão da adaptação e migração de planos também foi abordada na apresentação da chefe do Núcleo Minas Gerais, Eunice Moura Dalle, que falou sobre a Resolução Normativa nº254/2011.
Outras questões de interesse dos trabalhadores, como os prazos de atendimento dos beneficiários e o direito à assistência privada à saúde dos empregados, demitidos e aposentados, também foram abordados.
Da esquerda para a direita: José Alves Paixão, presidente do sindicato dos Comerciários de BH; Denilson Dorneles, vice presidente da Astromig; Antônio da Costa Miranda, presidente da NCST MG, Dalton Callado, diretor adjunto da ANS; Jorge Jardineiro, gerente-geral da ANS e Luis Fernando, superintendente da ABRAMGE MG