Notícias
Encontro Nacional Parceiros da Cidadania
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promoveu, nos dias 26 e 27 de março, em Brasília, o Encontro Nacional Parceiros da Cidadania, reunindo representantes de instituições e de órgãos de defesa do consumidor. O objetivo foi discutir os avanços e desafios da regulação, além das estratégias para diminuição da assimetria de informação que envolve as relações de consumo na saúde suplementar. O painel de abertura “A Agenda Regulatória da ANS 2013-2014” contou com as presenças do Diretor-Presidente, André Longo; Diretor de Fiscalização, Eduardo Sales; Diretor de Desenvolvimento Setorial, Bruno Sobral e do Secretário Executivo, João Luis Barroca.
Entre os assuntos abordados estavam: a participação social no processo de regulação do setor, a Agenda Regulatória 2013/2014, a criação de fóruns regionais da saúde suplementar como espaços de diálogo entre os representantes do setor com a mediação da Agência e o acesso à informação por meio do Portal e do Espaço da Qualidade da ANS. Outro destaque foi a realização de discussões em grupos para definir planos de trabalho e a implementação desses fóruns. Foi reafirmado ainda o compromisso da continuidade da cooperação entre a ANS e as Centrais Sindicais para a capacitação de líderes sobre a regulação setorial.
De acordo com o Diretor-Adjunto da Diretoria de Fiscalização da ANS, Dalton Callado, a criação de fóruns regionais, com a participação mais direta dos Núcleos da Agência, visa a qualificar a relação de articulação institucional com os órgãos e entidades de defesa do consumidor e também a abrir espaços de diálogo, interação e negociação entre os agentes.
“A ideia é, além de tratar das anomalias e crises de desabastecimento que por vezes afligem regionalmente o setor, promover um permanente ambiente de diálogo e participação que contribua para a construção de um setor sustentável, no aspecto assistencial e econômico-financeiro”
.
Mesa de abertura com o
Diretor de Desenvolvimento Setorial, Bruno Sobral;
Diretor-Presidente, André Longo;
Diretor de Fiscalização, Eduardo Sales e do Secretário Executivo, João Luis Barroca