Notícias
Dicas de leitura
O modelo de atenção obstétrica no setor de Saúde Suplementar no Brasil: cenários e perspectivas.
|
A publicação O modelo de atenção obstétrica no setor de Saúde Suplementar no Brasil: Cenários e Perspectivas é o primeiro material técnico do movimento Parto Normal Está No Meu Plano e apresenta artigos extraídos do relatório final da pesquisa Causas e Conseqüências das Cesarianas Desnecessárias e outros temas pertinentes.
Através do programa de Qualificação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o indicador Proporção de Parto Cesáreo evidenciou que o parto cirúrgico, no Brasil, predomina no mercado privado de planos de saúde com altas taxas de cesariana, em valores muito acima dos 15% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para reverter esse cenário, uma das estratégias da ANS é desenvolver e implementar modelos de atenção ao parto que sejam alternativos aos atuais vigentes.
Outra questão abordada é a conscientização de que a garantia de um atendimento humanizado e seguro à gestante e sua família envolve a união de esforços e exige mudanças não só culturais, mas também na forma como beneficiários de planos de saúde, profissionais e operadoras compreendem o cuidado ao nascimento.
A edição desta publicação especial temática dá prosseguimento às ações propostas pelo movimento em prol do parto normal e pela redução de cesarianas desnecessárias. É mais um espaço para a apresentação de diversas experiências na área, fruto do pensamento e do estudo de pesquisadores e atores de relevância para o tema, favorecendo o intercâmbio de teorias e perspectivas enriquecidas pela opinião e contribuição de todos, estabelecendo assim, mais um marco em sua trajetória.
A Regulação da Atenção à Saúde no Setor Suplementar: Histórias e Práticas
|
O livro A Regulação da Atenção à Saúde no Setor Suplementar: Histórias e Práticas, uma parceria entre a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), mostra os aspectos decorrentes do enfoque dado pela ANS, que coloca a regulação da atenção à saúde como primordial.
Os autores destacam os aspectos relacionados ao campo de produção da saúde, as modelagens assistenciais e a importância da qualidade e da avaliação para a saúde. A obra ainda descreve o processo histórico para a existência da regulação da atenção à saúde no setor suplementar e os atores sociais envolvidos, citando algumas considerações sobre a diversidade de concepção de regulação.
O Programa de Qualificação é apresentado e a publicação destaca a evolução, as dimensões, a metodologia e alguns dos resultados.
A perspectiva da Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças na saúde suplementar é outra questão abordada, além da incorporação tecnológica no setor de atenção à saúde, suas especificidades, perspectivas e desafios.
Finalizando, a obra identifica os principais aspectos que caracterizam os avanços e os limites no direcionamento da gestão da ANS para a regulação assistencial.
A História e os Desafios da Saúde Suplementar: 10 anos de Regulação
|
A História e os Desafios da Saúde Suplementar: 10 anos de Regulação é uma publicação do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) que avalia os impactos da Lei nº 9.656 publicada no dia 4 de junho de 1998.
A obra apresenta o motivo da criação da Lei, as forças de atuação durante a tramitação no Congresso Nacional, o processo de convergência para o texto final e outras informações adicionais.
Além disso, aponta os principais impactos no setor de saúde suplementar, futuras tendências e a questão de como a regulamentação poderia permitir maior liberdade de iniciativa e escolha.
A proposta do IESS através desta publicação é emergir um longo e proveitoso debate visando ao amadurecimento de propostas concretas para aprimorar a assistência à saúde em nosso país.