Notícias
Dia Mundial da Atividade Física
O brasileiro está praticando mais esportes. O número de pessoas que praticam esporte ou realizam atividade física regular passou de 14,9% da população em 2006 para 16,4% em 2008. Já o sedentarismo baixou de 29,2%, em 2006, para 26,3% em 2008.
Esta realidade foi constatada através do estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde (MS) e anunciada no último dia 5 de abril de 2009 pelo ministro José Gomes Temporão, durante as comemorações pelo Dia Mundial da Atividade Física, no Parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro.
A pesquisa foi realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal, entre os meses de abril a dezembro de 2008. Foram realizadas através do Vigitel cerca de 54 mil entrevistas telefônicas. O Vigitel foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP).
¿Os dados mostram uma tendência positiva, mas ainda é preciso mudar o padrão alimentar e de atividade física da população. Transformar esses dois hábitos básicos em estilo de vida poderia evitar, no Brasil, cerca de 260 mil mortes por ano, relacionadas a doenças como doenças cardiovasculares e cânceres¿, afirmou o ministro.
Ações de promoção à saúde, como o Dia da Atividade Física, são consideradas estratégicas pelo Ministério da Saúde e objetiva à melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O evento foi festejado com o slogan: ¿Eu sou do time que se movimenta pela saúde¿ e foi reproduzido de diferentes formas em mais de 110 cidades brasileiras integrantes da Rede Nacional de Promoção da Saúde e Atividade Física.
O Mais Saúde, Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para a área de saúde, contém mais de 70 ações e metas prioritárias do ministério. Até o ano de 2010, o objetivo do é reduzir de 29% para 24% o percentual da população brasileira considerada sedentária.
O diretor presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos, também esteve presente nas comemorações pelo Dia Mundial da Atividade Física, no Parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro.
A ANS estimula a mudança do modelo de Atenção à Saúde no Setor Suplementar através da adoção, pelas operadoras de planos de saúde, de Programas de Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças. Com a publicação da RN 94, a Agência estabeleceu critérios para a prorrogação dos prazos para a integralização da cobertura com ativos garantidores das provisões de risco, definidas na RDC 77, às operadoras que comprovassem ações neste sentido.
Fotos: Charles Damasceno