Notícias
Sobre a ANS
Dia Internacional da Mulher

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) comemora neste sábado (08/03), mais um Dia Internacional da Mulher, reconhecendo sua importância em todos os segmentos da sociedade.
A atual diretora-presidente interina da ANS, Carla Soares, reforça a importância do dia: "Celebramos as conquistas das mulheres em diferentes espaços, mas também reafirmamos nosso compromisso em promover um ambiente mais justo e igualitário todos os dias", afirma.
A diretora de Fiscalização da ANS, Eliane Medeiros, também ressalta a reflexão necessária para garantir um futuro melhor para as gerações futuras. "Ainda temos muitos avanços necessários, desafios como o etarismo, a desigualdade salarial, a misoginia, o feminicídio, o assédio moral e sexual, sem contar todo o tipo de violência contra a mulher que precisam ser superados agora, no presente, para que as próximas gerações possam viver em um mundo mais justo, mais igual e fraterno, com liberdade para serem quem quiserem", declara.
Na ANS, onde mais da metade da força de trabalho é composta por mulheres, a publicação Guia ANS de Diversidade e Inclusão dedica um capítulo ao tema “Mulheres no trabalho e a Agenda 2030 da ONU”. A seção ressalta os compromissos da Agenda 2030 com a igualdade de gênero, contemplados no objetivo do Desenvolvimento Sustentável – ODS 5 – Igualdade de Gênero, com suas respectivas metas que resumem as principais lacunas na violação dos direitos das mulheres e são um importante fator para a formulação de políticas públicas de gênero.
O Guia foi elaborado com o objetivo de orientar gestores e servidores sobre a maneira de lidar com as muitas questões que surgem devido à diversidade de pessoas na dinâmica e nas relações diárias no ambiente de trabalho. De forma didática e objetiva, a publicação trata de conceitos e atitudes que colaboram para um ambiente de respeito mútuo e inclusivo, e que combatam toda a forma de discriminação.
A ANS também incentiva as operadoras a desenvolverem um cuidado cada vez mais qualificado aos seus beneficiários. Desde 2015, a Agência promove o Movimento Parto Adequado que valoriza o cuidado integral para mães e bebês em toda a jornada da gestante. Estimula ainda o parto normal e seguro e a redução de cesarianas sem indicação clínica, respeitando os valores e preferências de cada gestante, proporcionando uma melhor experiência para a mulher. Neste ano, 30 instituições se inscreveram por meio de edital específico para o Projeto Cuidado Integral à Gestante. As selecionadas serão capacitadas para .solicitarem a Certificação em Parto Adequado.