Notícias
Começa Encontro ANS – Edição Sul
Durante a abertura, compuseram a mesa o diretor presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Mauricio Ceschin, o diretor de Fiscalização, Eduardo Sales e o diretor de Desenvolvimento Setorial, Bruno Sobral, que saudaram os participantes e deram início ao evento, que terá duração de três dias. Durante esta edição do Encontro ANS, estima-se que cerca de 350 pessoas, entre representantes do setor de saúde suplementar, participarão das palestras e debates sobre temas diversos como: auditoria, ressarcimento ao SUS, qualificação das operadoras, remuneração de prestadores, padrões TISS e TUSS, portabilidade, programa olho vivo e envelhecimento ativo, entre outras.
O diretor presidente, Mauricio Ceschin, afirmou que o evento é motivo de grande prazer para a ANS e que a composição de novas idéias é fundamental para o enriquecimento do debate em saúde suplementar. Ceschin ressaltou o momento da Agência, de intensa atividade, com a publicação de novas consultas públicas e resoluções normativas em busca do papel da ANS, que é a defesa do interesse público em saúde suplementar. O diretor presidente também apresentou a atualização da agenda regulatória da Agência.
O diretor de Desenvolvimento Setorial, Bruno Sobral, deu boas-vindas a todos e abordou a busca da ANS pelo diálogo no setor regulado. Ressaltou o estabelecimento de um novo paradigma, marcado pela relação diferenciada e transparência através da participação da sociedade nas consultas públicas e da agenda regulatória, um compromisso da ANS com a sociedade. Sobral afirmou que, em sua busca pelo diálogo, a ANS vem primando pela compreensão do setor às questões que precisam ser adequadas, dando relevância ao entendimento em detrimento da punição. Finalmente, fez um reconhecimento público aos servidores da ANS que têm trabalhado com afinco em busca de uma regulação cada vez mais eficiente.
Fotos: Fabiano Freitas
Diretores da Agência fazem a abertura da Edição Sul do Encontro ANS
O diretor de Fiscalização, Eduardo Sales, ressaltou a importância da organização pela ANS e participação de todos no evento. Sales lembrou os diversos avanços em muitos aspectos da regulação, fundamentados nas teses apresentadas nestes encontros que vêm a se refletir na atuação cotidiana da Agência. Lembrou, ainda, que encontros como este são fundamentais para a troca de informação e prestação de contas e que é preciso incentivar o debate público cada vez mais. Ressaltou que a política de financiamento do setor tem sido o grande desafio de todos na busca por empresas cada vez mais qualificadas na prestação dos serviços aos destinatários finais. Mais uma vez foi ressaltada a priorização do diálogo e da mudança de paradigma. Segundo Sales, a ANS tem apostado muito na fiscalização proativa, cujo objetivo não é lavrar autos de infração, mas apoiar as operadoras para que superem as dificuldades encontradas.
Para finalizar, Mauricio Ceschin lembrou que os desafios são muitos, mas a preparação técnica da equipe de servidores da ANS é alta e oferece capacidade na busca por soluções para todas as propostas e desafios de um sistema que demanda muito. Como mais de 60 milhões de brasileiros possuem planos de saúde, trata-se de um compromisso com um em cada três brasileiros em busca por uma saúde suplementar cada vez melhor.
O Encontro ANS – Edição Sul acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de agosto, em Porto Alegre (RS).
Fotos:Fabiano Freitas