Notícias
ANS inicia curso de formação para candidatos aprovados no CPNU
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciou, em 24/3, o curso de formação destinado aos candidatos convocados para a terceira etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de especialista em regulação de saúde suplementar.
Na abertura do curso, o gerente de Recursos Humanos, Carlos Alberto Lima, destacou a importância do momento: “O Concurso Público Nacional Unificado foi uma iniciativa inovadora no país e a participação da ANS representa um marco importante para a valorização do serviço público e o fortalecimento da nossa missão institucional. Desejamos a todos um excelente curso e muito sucesso nessa etapa decisiva”, iniciou.
Na sequência, os diretores da Agência deram as boas-vindas aos alunos e compartilharam suas visões sobre o papel estratégico da ANS na regulação da saúde suplementar, além de relatos pessoais sobre suas trajetórias como concurseiros.
A diretora de Fiscalização, Eliane Medeiros, falou sobre o papel da diretoria e destacou a solução de conflitos feita por meio da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP) como sendo o coração da Agência, por ser um setor que lida com vidas, ao tratar das demandas dos consumidores dos planos de saúde. “Vocês estão chegando num momento muito especial para a ANS e para a DIFIS, porque estamos reformulando os nossos normativos para podermos entregar à sociedade um novo modelo de fiscalização. Então, alguns de vocês farão parte da história dessa nova fase”, disse.
Maurício Nunes, diretor de Desenvolvimento Setorial, parabenizou os candidatos por terem chegado até esta etapa do concurso e falou sobre o trabalho desenvolvido pela sua diretoria. Lembrou também que a ANS investe continuamente na capacitação dos seus servidores e destacou a relevância e a abrangência do setor regulado.
Em seguida, o diretor de Normas e Habilitação das Operadoras, Jorge Aquino, compartilhou sua alegria por estar presente neste dia, que representou um marco para os candidatos: “Vendo vocês aqui hoje, me lembrei da primeira vez em que fui aprovado em um concurso. Quero parabenizá-los por terem superado as etapas anteriores. Para vocês e suas famílias, este é um momento de grande orgulho e satisfação, ainda mais diante das dificuldades enfrentadas atualmente, como empregabilidade e alta competitividade no mercado de trabalho”, destacou.
Por fim, a diretora-presidente interina e diretora de Gestão interina da Agência, Carla Soares, emocionou ao falar sobre como enxerga a missão do servidor público. “Há 19 anos, eu estava sentada nessa cadeira de vocês - um misto de emoções, sem saber o futuro, minha vida dando uma guinada, mudando de estado e tudo mais. Com toda esperança e afã de ser servidora pública. Saber que um único gesto meu poderia fazer diferença na vida do cidadão. Isso é ser servidor. É fazer diferença na vida de alguém. E se não fizer, saber que fiz o meu melhor”, compartilhou.
Com carga horária de 140 horas, o curso de formação se estenderá até o dia 16/4, com atividades presenciais em tempo integral (8 horas de aula por dia). Durante esse período, os candidatos terão contato com os fundamentos e marcos regulatórios que orientam a atuação da ANS, além de conteúdos específicos voltados às áreas técnicas. Ao final do curso, os participantes realizarão uma prova, conforme previsto no edital.
A realização do curso reforça o compromisso da ANS com a valorização do serviço público e com a qualificação dos profissionais que poderão vir a integrar seus quadros, contribuindo para um processo seletivo conduzido de forma estruturada, transparente e técnica, em parceria com a Fundação Cesgranrio – instituição promotora do concurso, no âmbito do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), e com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), responsável pelo curso de formação.
Diretores da ANS recepcionam candidatos no primeiro dia de curso de formação