Notícias
ANS estuda nova metodologia de reajuste
Na tarde da última terça-feira, 1º de junho de 2010, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciou, em sua sede no Rio de Janeiro, uma Câmara Técnica para definição do novo modelo de reajuste a ser adotado a partir de 2011. O objetivo da primeira reunião foi analisar o cenário atual da saúde suplementar e de outros mercados, bem como propor um método de trabalho para os próximos meses. À mesa, estavam o diretor-presidente da ANS, Mauricio Ceschin, o diretor interino de Normas e Habilitação de Produtos, Alfredo Cardoso, o diretor de Fiscalização, Leandro Reis, e o gerente-geral de Normas e Habilitação de Produtos, Fábio Fassini.
“Não temos uma posição fechada. Buscamos uma alternativa baseada na eficiência”, afirmou o diretor de Normas e Habilitação de Produtos, Alfredo Cardoso, manifestando a expectativa de que os membros da câmara técnica contribuam com propostas que se somem aos estudos que a ANS vem desenvolvendo. Durante o debate, destacou-se como ponto crucial a necessidade de um índice diversificado que contemple a heterogeneidade do mercado e que, principalmente, esteja associado à qualidade dos serviços oferecidos ao consumidor.
O grupo de discussão é integrado por membros da ANS, entidades de defesa do consumidor, como Procon-SP e Idec, representantes de operadoras, de prestadores de serviços e demais partes atuantes no setor. A segunda reunião da Câmara Técnica está marcada para o início de agosto, quando serão analisadas as propostas formuladas por seus integrantes.