Notícias
Sobre a ANS
ANS cede espaço na sede para Creche Albert Sabin
Na quinta-feira (19/12), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) formalizou a cessão do 2º andar de sua sede no Rio de Janeiro para a instalação da Creche Albert Sabin. A assinatura do Termo de Cessão contou com a presença do presidente da ANS, Paulo Rebello, e de representantes do Ministério da Saúde. A creche é destinada aos filhos de servidores públicos, com vagas oferecidas por meio de sorteio.
Durante a cerimônia, Paulo Rebello destacou o esforço da ANS para otimizar o uso de seus espaços, por meio do compartilhamento entre órgãos públicos. Ele lembrou que, inicialmente, a ANS ocupava sete andares do edifício, mas conseguiu ampliar seu acesso e ainda dividir o prédio com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Com essas e outras providências, economizamos cerca de sete milhões de reais em despesas de locação. E a cessão para a creche, além de ser uma causa importante, é também uma honra”, afirmou.
Os arquitetos Maria Tereza Siciliano e Gabriel Oliveira apresentaram o conceito do novo espaço da creche, que inclui ambientes abertos, coloridos e arborizados, projetados para promover a socialização e o bem-estar das crianças. A proposta foi desenvolvida em parceria com Milena Nogueira, diretora da creche. Inicialmente, a capacidade será para 95 crianças, com potencial de expansão para 140.
A superintendente estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Cida Diogo, elogiou o projeto e ressaltou os benefícios da iniciativa: “É uma ação que trará grande movimentação de pessoas, incluindo funcionários, pais, mães e crianças, o que contribuirá para revitalizar a região”, afirmou.
A Creche Albert Sabin é um projeto pioneiro, com unidades apenas no Rio de Janeiro e em Brasília. A expectativa é que a iniciativa sirva de inspiração para que outros órgãos públicos desenvolvam ações similares.
Lenise Secchin, secretária executiva da ANS, destacou a relevância do projeto para a qualidade de vida dos servidores e de suas famílias: “Investir em creche é investir no futuro. Essa ação não apenas beneficia os servidores, mas também fortalece os laços entre pais e filhos, além de impactar positivamente a comunidade local, atraindo investimentos e promovendo a valorização do bairro”, explica.
As obras da nova unidade terão início após a conclusão do processo licitatório, cujo edital será publicado no início de 2025. Atualmente, a Creche Albert Sabin atende crianças de 4 meses a 6 anos na Rua México, no Centro do Rio de Janeiro. A mudança para a sede da ANS marca um passo significativo na ampliação e modernização do projeto.