“O Projeto Parto Adequado trouxe mudanças na cultura organizacional da maternidade, possibilitando a melhoria da prática obstétrica através da equipe multiprofissional, bem como a adequação da estrutura física voltada ao parto vaginal. A metodologia incorporada possibilitou o acompanhamento de indicadores, norteando a equipe na busca da melhoria da assistência do binômio materno-fetal, realizando um parto humanizado com segurança”.
Luiz Alberto Ferriani - Diretor clínico / Maternidade Sinhá Junqueira
“O Projeto vem ao encontro do que o Sinhá já vem aplicando há alguns anos no aprimoramento da assistência ao parto. Nos últimos quatro anos, o nosso índice de parto vaginal vem se adequando, com a adoção de medidas como: a execução do partograma da paciente, plantão 24 horas de obstetrícia, protocolos clínicos, equipe multiprofissional com reconhecimento técnico para a função, sala de parto humanizado, entre outras. Com a metodologia que estamos incorporando com o Projeto, temos mais condições de trabalhar com as outras instituições, permutando experiências, o que contribui ainda mais para a excelência da assistência ao parto”.
Jorge Ricardo Kunzle - Diretor técnico / Sinhá Junqueira Hospital Materno-Infantil
“O Hospital Cura d’Ars vem passando por processos de melhoria contínua e o Projeto Parto Adequado tem agregado valores e servido de estímulo aos nossos colaboradores. Muito maior do que o incentivo ao parto normal, a busca pela excelência, baseada nas melhores evidências, tem resultado na maior interação das equipes de plantão e transformado a assistência ao parto e nascimento em um modelo centrado na gestante, onde o parto deixa de ser um procedimento obstétrico para ser um acontecimento especial comemorado por todos”.
Silvia de Melo Cunha - Coordenadora do Centro Obstétrico / Hospital São Camilo - Cura d'Ars
“Para contribuir com o projeto e ampliar os índices de parto normal, o Hospital da Luz tem investido em processos, estrutura e educação continuada dos profissionais de saúde. O tema tem sido abordado, semanalmente, em reuniões dentro da instituição com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos, gerentes e diretores para debater a evolução dos indicadores e rever as principais ações para melhoria constante dos resultados. A gestante, por sua vez, tem informação e acompanhamento bem próximo. O Hospital da Luz promove cursos, regularmente, destacando os tipos de parto e as vantagens do método natural. Também implementou, recentemente, o Plano de Parto no Pré-Natal, um atendimento especializado em que a paciente esclarece todas as dúvidas com médicos, tem sua evolução das condições clínicas monitoradas e, assim, ganha mais segurança na hora de optar pelo parto normal. O compromisso com que estamos tratando esse tema certamente nos levará a ter indicadores cada vez melhores”.
José Luiz Cunha Carneiro Júnior - Diretor / Hospital da Luz
“Este projeto nos trouxe a aproximação e a integração da equipe médica com as enfermeiras obstétricas e equipe multidisciplinar, com o entendimento que a conscientização do parto mais adequado inicia antes mesmo da mulher pensar em ficar grávida. E nossas ações têm sido baseadas nesta constatação”.
Márcia Torelli de Castro - Gerente de enfermagem / Maternidade Unimed São Carlos
“Através da conscientização de toda equipe de que o modelo de atenção ao parto que vinha sendo aplicado na instituição, com um índice de 3% de partos vaginais, vai contra toda evidência médica encontrada na literatura. Todo o grupo passou a entender que o modelo adotado até aquele momento não impactou positivamente no resultado neonatal, nem tampouco em diminuição da morbidade materna. Ele entendeu a necessidade de mudança, e para tal, da quebra de paradigmas, com uma radical transformação no modelo de assistência, tendo como principal ponto a introdução do quarto PPP e das enfermeiras obstétricas na assistência ao parto”.
Djalma Antonio Almeida dos Santos - Coordenador do Projeto / Hospital Maternidade Frei Galvão
“Os investimentos e as ações das Unimed Vitória dentro do Projeto Parto Adequado já começam a apresentar resultados significativos no Hospital-Dia e Maternidade Unimed (HDMU). A cooperativa investiu na construção de um espaço totalmente adaptado para a realização de partos normais, na vinda de profissionais de referência no assunto para compartilhar informações e capacitar corpo clínico e assistencial da unidade. Essas ações têm promovido o incremento de parto normal no hospital. Desde maio, esse número aumentou 50% entre as gestantes atendidas no plantão. No HDMU, temos realizado ações para aprimorar ainda mais a assistência humanizada e de qualidade às mães e bebês. O objetivo é cuidar cada vez melhor dos nossos clientes”.
Henrique Zacharias Borges Filho - Diretor-técnico do Hospital-Dia e Maternidade Unimed Vitória (HDMU)
“O Hospital Pasteur se pauta pela excelência na qualidade dos serviços prestados e na segurança dos pacientes. Na área de maternidade, a instituição tem investido todos os esforços para contribuir com o Projeto Parto Adequado, que visa aumentar os números de parto normal. Diversas ações foram implementadas para que esse objetivo seja alcançado, como o planejamento de todas as etapas do parto com as gestantes. A instituição promove cursos e, entre os assuntos abordados nas aulas, estão os benefícios do parto normal. Por meio de um Plano de Parto no Pré-Natal, as equipes do Pasteur auxiliam a gestante durante toda a gravidez, com informações sobre a evolução das condições clínicas e acompanhamento de equipe multidisciplinar. Desse modo, proporciona mais segurança para que as gestantes possam optar pelo parto normal. Outro investimento da instituição é em educação continuada e treinamento: as lideranças da unidade realizam reuniões periódicas para acompanhar os resultados desses indicadores, além de apontar os processos que poderão ser melhorados para contribuir com o aumento do número de partos normais, seguindo todos os protocolos clínicos”.
Ricardo Periard - Diretor / Hospital Pasteur
“O Projeto Parto Adequado está ajudando a melhorar o modelo de atenção ao parto e nascimento no Hospital São Lucas oferecendo uma excepcional experiência no cuidado materno/neonatal baseado em evidências científicas e que encante as nossas gestantes e familiares, atingindo metas previstas dentro do cronograma até outubro/ 2015 e estimulando o trabalho dos profissionais médicos, enfermagem e todos os outros colaboradores”.
Marco Antonio Antun Martins - Líder do Projeto / Hospital São Lucas
“A partir de primeiro de janeiro de 2016, o projeto de parto adequado da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora /Plasc terá início com o nome Natureza Perfeita. Estamos construindo um modelo robusto de incentivo ao parto normal, com equipe multiprofissional formada por médicos comprometidos com a forma natural do parto. Todo apoio e carinho estão sendo dados a esta iniciativa que contará com encontros mensais de toda a equipe profissional, todos os médicos, e a gestantes, para acolhimento e criação de vínculo e confiança. Acreditamos que com isso, estaremos promovendo de forma positiva, na comunidade de Juiz de Fora e região, a marca de nossa operadora e reforçando as tradições da centenária Santa Casa. Assim, teremos mães e filhos, certamente, mais saudáveis”.
Gilberto Quinet Belfort de Andrade – Diretor técnico / Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora/Plasc
“Ser operadora apoiadora do Projeto Parto Adequado e ter um hospital da rede própria como piloto no projeto, para o Hapvida, é uma oportunidade de avaliar a assistência materno infantil que prestamos aos nossos usuários. Repensar uma linha de cuidado com novos indicadores, metas e metodologia recebendo consultoria e treinamento do IHI e do Hospital Albert Einstein é uma oportunidade de aprendizado para desenvolver melhorias que serão replicadas para as demais maternidades da rede. Acreditamos que o cuidado com parto e nascimento inicia desde a primeira consulta de pré-natal e tem continuidade na puericultura. Os resultados das intervenções já estão sendo mensurados e definindo estratégias de ampliação das melhorias”.
Ana Luíza Augusto Shoji - Diretora de Medicina Preventiva do Hapvida Saúde / Hospital Teresa de Lisieux
“Desde a implantação do Projeto Parto Adequado, conseguimos perceber uma mobilização do corpo clínico obstétrico e da equipe assistencial materno-infantil, favorecendo um cuidado ainda mais humanizado e um olhar intencional para o binômio mãe-bebê e seus familiares, tanto com foco nas indicações de parto baseadas em evidências científicas de alto impacto, quanto no aprimoramento da abordagem integral e segura dedicada a esse momento diferenciado que envolve o nascimento”.
Vinícius Fernandes Sousa - Responsável pelo Projeto Parto Adequado / Hospital Evangélico de Londrina
“A sensibilização da equipe tem sido de extrema importância para o desenvolvimento do Projeto Parto Adequado em nosso Hospital, pois tem agregado na mudança de paradigmas tradicionais relacionados ao modelo de atenção ao parto. Após o início desse trabalho, detectamos um aumento aproximado de 10% em partos normais, o que reflete em um avanço da segurança na assistência ao pré-parto, parto e pós-parto, além de acrescentar ricas experiências para as famílias beneficiadas com esse projeto inovador”.
Juliana Carvalho Lourenço - Enfermeira e Líder do Projeto Parto Adequado / Hospital Evangélico de Londrina
“O Projeto Parto Adequado despertou no setor da saúde suplementar um olhar mais atento ao curso inicial da vida, a partir do desafio de estabelecer um novo modelo de atenção à saúde da mãe e do bebê, desde a gestação ao nascimento. Dentre as ações instituídas aqui na Geap destaco a formação de grupos de gestantes, a oferta de consultas com equipes multidisciplinares e o acompanhamento e monitoramento contínuo das futuras mães. Tais ações já começam se traduzir em resultados positivos. Observamos, por exemplo, pelos relatos das nossas gestantes, que elas estão mais interessadas e conscientes sobre a questão do parto adequado. Ao mesmo tempo, demonstram satisfação pela assistência cada vez mais acolhedora oferecida a elas durante todo o período de gestação, parto e pós-parto”.
Luciana Rodriguez - Gerente de Promoção da Saúde / Geap Augestão em Saúde
“A Unimed Belém, que tem uma média de 320 partos/mês, em 2014 apresentou uma média mensal de apenas 15 partos vaginais. Já em 2015, com a implantação do Projeto Parto Adequado, vem investindo em seu quadro de ginecologistas, obstetras e em sua clientela, apresentando até agosto de 2015 uma média mensal de 25 partos. Destacamos a Maternidade do Povo - hospital seguidor do qual a Unimed Belém é apoiadora, que mantém uma equipe médica de plantão 24 horas, incentivando e investindo na reciclagem destes médicos através do projeto. A maternidade realizou 54 partos vaginais no último mês de setembro. A operadora também passou a oferecer a todas as suas gestantes, através do programa Viver Bem, serviço de pré-natal, multiprofissional, que vem sendo amplamente divulgado através de seu site. O Projeto Parto Adequado incentivou a operadora a reajustar a tabela de partos vaginais e de atendimento ao recém-nascido, chegando a 65% de reajuste”.
Rosemary Góes - Coordenadora de Recursos Próprios / Unimed Belém
“Visando melhorar a qualidade dos serviços de atenção à saúde e consequentemente, a qualidade de vida de seus beneficiários, a Copass Saúde aceitou prontamente o convite da ANS para aderir ao Projeto Parto Adequado tornando-se uma operadora apoiadora. Este projeto veio de encontro aos interesses da operadora, que desde 2013 vem construindo uma linha de cuidado materno-infantil, a fim de melhorar a assistência pré-natal, ao parto, puerpério e pediatria. A Copass também apoiará e acompanhará os hospitais credenciados que aderiram ao projeto, dando suporte à implementação das mudanças, acompanhando as medidas adotadas e disseminando as informações sobre o projeto entre seus beneficiários. O modelo de remuneração a ser adotado está sendo construído em conjunto com o Conselho Gestor da Copass, com o Hospital Mater Dei e sua equipe médica (único credenciado em BH que também aderiu ao projeto). A Copass Saúde acredita nesta mudança de conceito proposto pelo Projeto Parto Adequado, percebendo uma mudança de postura da sociedade, das beneficiárias e de nossos credenciados, frente ao parto normal.”
Omar de Carvalho Gomes Filho - Superintendente Executivo / Copass Saúde
“O hospital Daniel Lipp, com quem a NotreDame Intermédica fez uma parceria, montou uma estrutura mais adequada para a realização do parto normal. Queremos criar sinergias entre as equipes da NotreDame Intermédica e do hospital. Vamos utilizar a estrutura de grupos das nossas gestantes e de acompanhamento telefônico para incentivar o parto normal. O Projeto Parto Adequado é um instrumento que impulsiona a sustentabilidade da saúde suplementar ao promover a saúde das gestantes e dos bebês com a realização de um parto adequado”.
Rodolfo Albuquerque - Diretor médico NotreDame Intermédica
“A abordagem direta e prática do Projeto Parto Adequado, com suas três propostas de modelos assistenciais embasadas na atual realidade da saúde suplementar, facilitará a adesão ao projeto e, com certeza, agilizará mudanças necessárias para reverter as altas taxas de cesarianas no Brasil. O Gerar, Programa de Gestantes da Qualicorp, incentivou o parto normal em mais de 6.500 gestantes acompanhadas nos últimos sete anos, com dificuldades em obter os resultados almejados devido à carência de normativas e de soluções disponíveis no mercado. Com o suporte do Projeto Parto Adequado, a Qualicorp poderá incrementar suas ações com as gestantes e apoiar a disseminação de modelos assistenciais mais eficazes junto aos profissionais de saúde”.
Mauricio Ceschin – Diretor-presidente / Qualicorp
“A Unimed Joinville participa do projeto do Parto Adequado como operadora apoiadora e através de seu recurso próprio, o Centro Hospitalar Unimed, como hospital participante. Em nosso hospital, o Projeto vem auxiliando na melhoria de protocolos assistenciais baseados em evidências clínicas e na disseminação dessa informação ao corpo clínico e equipe multidisciplinar. A Unimed Joinville, enquanto operadora, vem apoiando e propiciando investimentos para formação e reciclagem da equipe multidisciplinar, além da adequação da estrutura hospitalar transformando tais protocolos em realidade concreta. Além disso, tem atuação marcante no esclarecimento das pacientes e seus familiares, a fim de promover informações claras sobre a gravidez e o trabalho de parto através de: tele monitoramento das gestantes, cursos para gestantes e workshops sobre gravidez e trabalho de parto”.
Paulo André Ribeiro - Responsável pelo Projeto Parto Adequado / Unimed Joinville
“O Projeto Parto Adequado tem feito com que a operadora busque junto aos prestadores hospitalares e ambulatoriais uma visão voltada para o binômio mãe-filho e, juntos (operadora, hospitais e cooperados), estão em processo de acordo para que a referência tenha estímulos para que a mulher tenha um parto adequado à sua necessidade obstétrica”.
Roberto Amorim Moreira - Diretor Superintendente / Unimed Blumenau
“O Projeto Parto Adequado veio em bom momento, para respaldar a Unimed Santos em ações para oferecer um modelo de parto humanizado, que respeite a vontade da mãe, onde ela seja protagonista na hora de decidir o parto desejado. Seguir este caminho era antigo desejo da Unimed Santos, devendo ser ressaltado que tivemos iniciativas anteriores para reduzir a alta incidência de parto cesáreo, sem o resultado que pretendíamos. Agora, verificamos que há efetivamente condições de avançar. A sintonia com o Hospital São Lucas, nosso parceiro, está perfeita, e somos testemunhas do entusiasmo da equipe envolvida. De nossa parte, reafirmamos o compromisso de engajamento total, na certeza de que os primeiros resultados que vislumbramos, irão se transformar em estatísticas robustas. Agradecemos à ANS, ao Hospital Alberto Einstein e ao IHI, na certeza de que juntos avançaremos muito. O Projeto Parto Adequado está mudando mentalidades e quebrando paradigmas”
Raimundo Viana de Macedo - Diretor Presidente / Unimed Santos
“Há cerca de três anos a Unimed de Ribeirão Preto vem empenhando esforços para aumentar o índice de partos normais nas beneficiárias da operadora. Para tanto, desenvolveu, conjuntamente com os médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia e a maternidade Sinhá Junqueira, um serviço de acolhimento das parturientes funcionando 24 horas, todos os dias, com atendimentos orientados por protocolos clínicos e estrutura de suporte à realização do parto normal. Neste sentido, o Projeto Parto Adequado estruturado pela ANS representa um importante referencial de convergência de estudos e emprego de recursos destinado à humanização do parto. É, sem dúvida, um estímulo ao alcance das metas de elevação das taxas de parto normal”.
Álvaro Afonso Truite - Diretor Presidente / Unimed de Ribeirão Preto
“Nossa operadora incentiva o Projeto Parto Adequado por meio de captação/credenciamento de pacotes para parto normal e identificação de profissionais e clínicas que possuam em sua atuação o modelo de atenção ao parto mais adequado. Além disso, foi firmada parceria com profissional obstetra, o qual oferecerá acompanhamento às gestantes que optarem pelo parto normal. E, a fim de monitorar e publicar todas as campanhas foi criado o Hotsite – Espaço Parto Adequado E-VIDA, para a divulgação de notícias, dicas e diretrizes; direitos que contempla legislação quanto à gestação; rede credenciada relacionada às especialidades utilizadas durante a gravidez; palavra do médico – campo dedicado a entrevistas, orientações e opiniões médicas; plano de parto – orientações e dicas; contato – canal interativo para o envio de dúvidas, sugestões e informações que poderão contribuir para a manutenção do hotsite; mural de fotos – espado destinado para postagem de fotos de gestantes da operadora; canal da gestante – proporciona em tempo real, dados da operadora referentes aos índices de partos normais ou cirurgias cesarianas, por localidade ou profissional médico, conforme a Resolução Normativa 368/2015 ANS; e disponibilização de material fonográfico referente ao Projeto Parto Adequado na Rádio Energia – Eletronorte”.
José Henrique Pereira Beltrão – Presidente / Caixa de Assistência do Setor Elétrico - E-VIDA
“O Projeto Parto Adequado nos ajudou não só a melhorar nosso modelo de atenção ao parto e nascimento, mas, acima de tudo, nos levou a repensar e a redesenhar o modo como fazíamos as coisas. Aprendemos que alterar procedimentos com segurança e implementar novos modelos de assistência à saúde da mãe e do bebê é um desafio e também uma grande oportunidade para aqueles que com coragem e paciência, reconstroem processos enfrentando descrenças, críticas, medos e inseguranças e onde cada um desempenha o seu papel e trabalha para um mesmo fim: a saúde e o bem estar da mãe e do bebê”.
Equipe do Projeto Parto Adequado / Hospital e Maternidade Santa Paula
“As ações do Programa no Hospital Unimed Caruaru, inicialmente têm proporcionado melhorias no modelo de atenção através do despertar da cultura de acompanhamento da qualidade. As clientes que procuram a unidade para atenção ao parto evidenciam uma relação de maior empoderamento sobre a escolha na via de nascimento. O reforço nas escalas médicas e o planejamento para constituição da equipe obstétrica otimizaram um acréscimo de 5% no número de partos normais. Muito ainda há para ser feito na garantia do objetivo relacionado a redução do número de cesarianas e qualificação da assistência, mas a disponibilidade e iniciativas para que essas ações se concretizarem em resultados reais já estão em cursos e nos motivam a oferecer resultados ainda mais positivos aos nossos clientes”.
Diego Augusto Oliveira - Gerente do Projeto Parto Adequado / Hospital Unimed Caruaru
“O Projeto Parto Adequado está auxiliando a Unimed Jaboticabal na divulgação do Projeto Melhor Parto (projeto já implantado no Hospital e Maternidade Santa Isabel de Jaboticabal) e na conscientização dos usuários da cooperativa da importância da forma do nascimento para a gestante e para o recém-nascido, tranquilizando as futuras mães e suas famílias. Já alcançamos bons resultados com o projeto, passamos de 99,3% de partos cesáreas em 2012 para mais ou menos 50% de partos normais em setembro de 2015. Além disso, todos os processos que aplicamos para melhorar a humanização e segurança nos cuidados necessários no acolhimento das gestantes estão sendo replicados em todas as áreas de internação do hospital e de atendimento aos clientes da cooperativa”.
Luiz Roberto Lins Ferraz - Presidente / Unimed Jaboticabal
“Entendemos que a CAFAZ já internalizou a importância do apoio à gestante em todas as fases que transcorrem da gravidez até a chegada de seu bebê. E que bom que o Projeto Parto Adequado veio agregar valor às nossas ações, focando no preparo e na escolha da futura mamãe de forma madura e consciente, como se dará o nascimento de seu filho, dando ênfase para os benefícios que o parto normal oferece. Todas as grávidas pertencentes aos planos da CAFAZ participam e recebem orientações com a equipe do Programa de Gerenciamento da Saúde, sobre os tipos de parto, promovendo o empoderamento da mulher e a escolha do tipo de parto, além de informações sobre aleitamento materno e cuidados com o bebê nos primeiros meses de vida, através dos Projetos Bem-Querer, Primeiros Passos e, recentemente lançado pela ANS o Projeto Parto Adequado”.
Marcus Augusto Silva Ferreira - Presidente / CAFAZ Saúde
“Com a implantação do Projeto Nascer na Unimed Itapetininga, a gestante passou a ser atendida de maneira integral. Há uma preocupação em atender as suas necessidades em todas as etapas da gestação, parto e pós-parto. Desde o início, ela pode participar do curso de gestante oferecido no Núcleo de Atenção à Saúde, e após as 36 semanas pode realizar as consultas de pré-natal no próprio hospital. Com isso, podemos dizer que o maior impacto do projeto está na padronização da assistência, que se reflete em maior segurança para mãe e bebê. Desde a implantação do projeto, em 2014, o número de partos normais aumentou aproximadamente 30%, e a meta é atingir 50% até dezembro de 2016. A conscientização de que o Parto Normal é mais seguro depende da adesão dos médicos, enfermeiros, familiares e, principalmente, das gestantes, e esse é o maior desafio. Para nós da Unimed Itapetininga é motivo de orgulho fazer parte de uma mudança cultural tão importante na Saúde do País, em benefício da segurança do binômio mãe-filho”.
Marcos de Almeida Cunha - Presidente / Unimed Itapetininga
“A iniciativa promove a discussão de um tema de extrema relevância para a sociedade, trazendo todos os atores envolvidos (ANS, prestadores, operadoras e clientes) à reflexão abrangente sobre o parto natural, seus benefícios, indicações, forma de remuneração e desfechos, quando utilizadas as melhores práticas em saúde e estruturas assistenciais adequadas. A Unimed Grande Florianópolis considera que este projeto veio para somar às ações de cuidado e conscientização que já realiza com suas gestantes, pois integra, intensifica e fortalece as iniciativas vigentes e possibilita o desenvolvimento de novas frentes de trabalho em parceria com as maternidades locais. Busca a diminuição dos riscos e o foco no cuidado com a mãe e o bebê, assim como o desenvolvimento saudável da criança”.
Cristiane Quadros – Diretora de Gestão Operacional / Unimed Grande Florianópolis
“Diante da constatação das altas taxas de cesáreas em nosso sistema de saúde, a ANS demonstrou preocupação e teve uma atitude proativa. Elaborou um projeto de saúde, o Parto Adequado e, ao mesmo tempo, buscou parcerias importantes como, por exemplo, as operadoras de saúde, interessadas diretamente nesse tema. Trata-se de um projeto muito bem elaborado, com metas e busca de resultados bem determinados. O projeto se torna consistente e oportuno pelo objetivo maior de proporcionar às gestantes uma assistência ao pré-natal e principalmente no trabalho de parto de qualidade. O projeto também resgata a autonomia das parturientes dando a elas um atendimento digno, com uma ambiência hospitalar adequada e com uma equipe de atendimento multidisciplinar capacitada, proporcionando segurança na assistência ao parto. Deve-se ressaltar o estreitamento da parceria entre a ANS e as operadoras de saúde, buscando um objetivo em comum, melhorando as condições de assistência à saúde da mulher, com práticas inovadoras e seguras para as gestantes”.
Antonio Paulo Mallmann – Médico Cooperado e coordenador do Projeto Parto Adequado / Unimed Curitiba
“Nós do Hospital Regional Unimed nos sentimos orgulhosos por participar de um projeto que nos traz a oportunidade de melhorar o atendimento no eixo materno infantil e enxergamos isso como um diferencial na nossa assistência. Para que nos tornemos um hospital de excelência nesse quesito, estamos fazendo algumas mudanças de ordem estrutural e pessoal, como a fidelização do corpo clínico da obstetrícia, a contratação de enfermeiras obstétricas e uma readequação da estrutura do Centro Obstétrico. Comprovamos também que o Projeto Parto Adequado diminui os ingressos na UTI Neonatal. Para finalizar, reitero minha manifestação de auto apreço por fazer parte de um projeto que visa mudar a nossa cultura trazendo melhorias para população, através do nosso Hospital”.
Izabela Parente - Superintendente de Recursos Próprios / Unimed Fortaleza
“O Hospital Unimed Limeira (HUL) busca oferecer atendimento com segurança e qualidade ao binômio. O Projeto Parto Adequado veio para contribuir com a assistência prestada, pois estamos capacitando a equipe médica e de enfermagem, reformando o espaço físico para melhor atender as gestantes que desejam o parto vaginal. Iremos contar com duas salas de PPP e o curso de gestantes foi reestruturado para incentivar o parto vaginal. HUL está muito satisfeito em fazer parte deste projeto, podendo contribuir com a inovação da atenção ao parto. Com o envolvimento de todos do HUL, acreditamos ser capazes de promover uma melhora no aumento de partos vaginais, contribuindo com a diminuição de cesarianas desnecessárias no Brasil”.
Sandra Rossi - Médica ginecologista/obstetra / Unimed Limeira
“A Unimed-BH é uma das apoiadoras do Projeto Parto Adequado. No trabalho de estímulo ao parto normal, implantamos ações de gerenciamento, educação continuada, melhorias operacionais e estruturais nas maternidades e realizamos campanhas de informação às gestantes. Orientamos nossas clientes a esclarecer suas dúvidas com o seu médico, reafirmando que o papel da operadora é prestar a assistência necessária a elas, respeitando o tipo de parto escolhido. Como resultado do esforço, a taxa de parto normal na nossa rede tem crescido desde 2009. Além disso, temos o orgulho de nossa maternidade apresentar o melhor índice de parto normal entre os hospitais privados de Belo Horizonte”.
Samuel Flam - Diretor-presidente / Unimed BH
“A SulAmérica, assim como os demais participantes do projeto “Parto Adequado”, tem um importante papel de apoiar e difundir informações que permitam à gestante tomar as decisões mais indicadas a sua gestação, garantindo um pré-natal e um parto mais seguros. Em linha com essa recente iniciativa, a SulAmérica disponibilizou em seu portal o “Espaço Parto Adequado”, ambiente online em que as mulheres encontram apoio de especialistas e informações relevantes como o cartão da gestante, o partograma e acesso à rede de prestadores que apoiam a iniciativa da Agência. Desde seu lançamento, em 18 de setembro, já foram registrados mais de 2500 acessos. Além disso, a companhia oferece desde 2014 o “Programa Futura Mamãe”, cuja finalidade é acompanhar as gestações de alto risco por meio de monitoramento multiprofissional, reduzindo assim as intercorrências maternas e neonatais. Firmamos parceria com importantes hospitais que fazem parte do Projeto Parto Adequado, e como incentivo imediato , dobramos o honorário para médicos que realizam parto normal e incentivamos quando possível, a participação da enfermeira obstetriz. Com estas medidas, a companhia ressalta que é favorável a qualquer iniciativa que contribua para escolhas cada vez mais conscientes por parte da gestante e do médico e está comprometida com a redução das intercorrências relacionadas à gestação e ao parto, tanto para a mãe quanto para o bebê”.
Maurício Lopes - Vice-presidente de Saúde e Odonto / SulAmérica
“A operadora São Francisco Saúde está engajada no Projeto Parto Adequado almejando a melhor assistência ao parto e ao nascimento. Para alcançar tal objetivo implantou o Cartão da Gestante e a Carta à Gestante em toda a rede credenciada de obstetrícia; criou um espaço para detalhar sobre o Projeto Parto Adequado dentro do site da operadora com informações sobre as questões que envolvem a gestação e o parto; contribui financeiramente com a Maternidade Sinhá Junqueira, hospital apoiado pela operadora, para manter o plantão presencial e por 24h de obstetras e pediatras; e, adicionalmente, incentiva os prestadores médicos credenciados com a São Francisco Saúde a fazerem parte do corpo clínico que compõe o grupo de plantonistas presenciais visando aumentar a segurança da beneficiária e do bebê que poderá ter o médico que realizou o pré-natal disponível para realizar o parto no momento em que ela necessitar, além da garantia de qualidade na assistência prestada pela maternidade. Além disso, a São Francisco Saúde está avaliando dois projetos que também irão colaborar para melhorar o modelo de atenção ao parto - Curso de Gestante dentro da Maternidade, para que as gestantes conheçam e se habituem à estrutura física e estabeleçam vínculo e confiança com toda a equipe multidisciplinar para que fiquem seguras e dispostas a optar pelo parto normal; e o Projeto Nascer, no qual as gestantes, após a 36ª semana, farão consultas semanais na Maternidade Sinhá Junqueira, também visando que as mesmas se familiarizem com o espaço físico, bem como, com os profissionais que farão o parto”.
Claudio Gregoratto - Gerente Médico / Fundação Waldemar Barnsley Pessoa
“O Projeto Parto Adequado é um grande passo para a diminuição da taxa de cesáreas no país. A união dos players fortalecerá e incentivará conforto e segurança na escolha do melhor tipo de parto, evitando ainda complicações para a mãe e o bebê no período de pós-parto imediato. A AllCare tem acompanhado cerca de 250 pacientes nos últimos 10 meses, através do seu programa "Mamãe Bebe", tendo como principal desafio o acompanhamento das gestantes desde os primeiros meses de gravidez. Com a participação no Projeto Parto Adequado, a AllCare poderá incrementar suas atividades e promover as melhores práticas utilizadas no sistema de saúde”.
Fabiola Santos - Gerente de Relações Institucionais / Allcare